Inovação educativa, práticas de liderança do diretor e tecnologias

Resultado de pesquisa

59 Transferências (Pure)

O artigo que agora se apresenta tem como base o projeto de investigação a desenvolver no âmbito da tese de doutoramento em Ciências da Educação, em ordem a identificar e caracterizar os modos de articulação entre “Inovação Educativa, Práticas de Liderança do Diretor e Tecnologias”. Um estudo a realizar em quatro agrupamentos de escolas da zona norte de Portugal, no sentido de: (1) identificar, caracterizar e estudar o papel dos diretores no campo da inovação e tecnologias educativas; (2) identificar e caracterizar a perceção dos diretores, professores, coordenadores de departamento e um grupo de alunos sobre a dinamização destes projetos; (3) identificar e caracterizar a tipologia das tecnologias utilizadas; e (4) explorar a relação entre Inovação Educativa, Práticas de Liderança e Tecnologias. Em termos metodológicos, socorremo-nos de uma abordagem de investigação qualitativa, de carácter interpretativo e sob a forma de estudo de caso múltiplo. As técnicas de recolha e produção de dados assentam na Análise Documental; entrevistas semiestruturadas, realizadas a 4 diretores, 4 coordenadores de projeto eTwinning/Erasmus + e focus group (professores e estudantes participantes no eTwinning/Erasmus +. Os resultados expetáveis visam iluminar as relações entre práticas de liderança, tecnologias, inovação educativa e aprendizagens essenciais dos estudantes.
Título da publicação do anfitriãoEducação, Territórios e Desenvolvimento Humano
Subtítulo da publicação do anfitriãoAtas do IV Seminário Internacional
EditoresIlídia Cabral, Diana Mesquita
Local da publicaçãoPorto