TY - CONF
T1 - Inovação educativa, práticas de liderança e tecnologias
AU - Araújo, Filipa Pereira
AU - Alves, José Matias
PY - 2021
Y1 - 2021
N2 - O problema em estudo prende-se com a falta de inovação educativa existente na maioria das escolas, ao nível da aprendizagem baseada em projetos e tecnologias. Apesar de vivermos na era da sociedade da informação e do conhecimento, o sistema educativo ainda não se adaptou a estes novos tempos, nomeadamente aos alunos com que nos deparamos, atualmente, nas nossas escolas. No sentido de diminuir o desinteresse pelas atividades escolares, a utilização de Metodologia Ativas, por exemplo, Metodologia de Trabalho de Projeto, apresenta um papel preponderante no processo de ensino aprendizagem, visto que os alunos estão envolvidos na construção do seu próprio saber, através do aprender fazendo, aumentando a sua motivação.No entanto, tem-se assistido à introdução de sucessivos projetos ao nível das TIC nas escolas e de utilização das tecnologias, em contexto sala de aula, desbravando supostos novos caminhos para introduzir inovação. Mas, aparentemente, o efeito destas inovações tem-se revelado débil, o que indicia que não basta dotar as escolas de equipamentos e soluções tecnológicas. É necessário ligar lideranças, tecnologias e pedagogia, o que só se consegue ao nível de cada escola. Neste estudo, pretendemos realizar uma abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando uma metodologia mista, através de um estudo de caso múltiplo, utilizando como técnicas de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas, um questionário e análise documental, para aferir o papel das lideranças na inovação educativa, ao nível do desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto e na utilização das novas tecnologias, em três escolas do 3º ciclo, entrevistando o diretor, professores e alunos. Através desta investigação, pretendemos aprofundar o conhecimento da relação entre Inovação Educativa, Práticas de Liderança e Tecnologias.
AB - O problema em estudo prende-se com a falta de inovação educativa existente na maioria das escolas, ao nível da aprendizagem baseada em projetos e tecnologias. Apesar de vivermos na era da sociedade da informação e do conhecimento, o sistema educativo ainda não se adaptou a estes novos tempos, nomeadamente aos alunos com que nos deparamos, atualmente, nas nossas escolas. No sentido de diminuir o desinteresse pelas atividades escolares, a utilização de Metodologia Ativas, por exemplo, Metodologia de Trabalho de Projeto, apresenta um papel preponderante no processo de ensino aprendizagem, visto que os alunos estão envolvidos na construção do seu próprio saber, através do aprender fazendo, aumentando a sua motivação.No entanto, tem-se assistido à introdução de sucessivos projetos ao nível das TIC nas escolas e de utilização das tecnologias, em contexto sala de aula, desbravando supostos novos caminhos para introduzir inovação. Mas, aparentemente, o efeito destas inovações tem-se revelado débil, o que indicia que não basta dotar as escolas de equipamentos e soluções tecnológicas. É necessário ligar lideranças, tecnologias e pedagogia, o que só se consegue ao nível de cada escola. Neste estudo, pretendemos realizar uma abordagem qualitativa e interpretativa, utilizando uma metodologia mista, através de um estudo de caso múltiplo, utilizando como técnicas de recolha de dados, entrevistas semiestruturadas, um questionário e análise documental, para aferir o papel das lideranças na inovação educativa, ao nível do desenvolvimento da metodologia de trabalho de projeto e na utilização das novas tecnologias, em três escolas do 3º ciclo, entrevistando o diretor, professores e alunos. Através desta investigação, pretendemos aprofundar o conhecimento da relação entre Inovação Educativa, Práticas de Liderança e Tecnologias.
KW - Inovação
KW - Projeto
KW - Tecnologias
KW - Liderança
M3 - Abstract
SP - 61
EP - 62
Y2 - 22 July 2021 through 24 July 2021
ER -