Inovação pedagógica: um mundo de interpelações

Resultado de pesquisarevisão de pares

21 Transferências (Pure)

A inovação pedagógica é um processo complexo e dinâmico de mudança intencional e fundamentada nas teorias da aprendizagem e na investigação educacional, que envolve a introdução deliberada e sistemática de novos métodos, tecnologias ou abordagens pedagógicas e/ou organizacionais no contexto educativo, com o objetivo de promover a melhoria da qualidade das aprendizagens, a implicação dos alunos, a criação de uma comunidade educativa, a formação de competências relevantes para viver uma vida digna e decente. No âmbito de um projeto de investigação exploratório foram inquiridos, em abril de 2023, através de itens abertos, cerca de 4 dezenas de professores, alunos de pós-graduação na área da educação da Universidade Católica Portuguesa sobre a) conceito de inovação pedagógica, b) fatores indutores da inovação, c) fatores de bloqueio, tendo obtido as seguintes tendências de resultados: em relação ao conceito prevalece uma grande diversidade de pensamento, embora prevaleça a ideia de mudança positiva e intencional de processos educativos; em relação aos fatores indutores da inovação prevalecem três ideias- chave: trabalho colaborativo, lideranças empoderadoras, disposição profissional para a reflexão e a criatividade; em relação aos obstáculos, a tendência vai para a existência do medo de arriscar e a predominância de uma cultura burocrática que menoriza, mas protege. Estes dados preliminares sinalizam a grande relevância de aferição e consensualização do conceito para haver uma referência comum, a pertinência (e urgência) de um trabalho de promoção de uma cultura profissional colaborativa, e a necessidade de passagem de uma ordem da servidão protetora para uma disposição criadora e autoral.
Páginas79-79
Número de páginas1
Estado da publicaçãoPublicado - jul. 2023
EventoV Seminário Internacional Educação, Territórios e Desenvolvimento Humano - Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, Porto