Instrumentos de avaliação do risco de quedas em idosos residentes na comunidade

Luis Manuel Mota Sousa*, Cristina Maria Alves Marques-Vieira, Maria Nilza Guimarães Nogueira Caldevilla, Cristina Maria Alves Dias Henriques, Sandy Silva Pedro Severino, Silvia Caldeira

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)
55 Transferências (Pure)

As quedas e o risco de quedas aumentam com a idade e com o nível de fragilidade associada ao envelhecimento, daí o risco de quedas ser um fenómeno de interesse para os enfermeiros. Em Portugal, a Direção Geral de Saúde recomenda testes de avaliação da mobilidade, aptidão física efuncional.Objetivo:Identificar os testes e instrumentos utilizados para avaliar o risco de queda no idoso que resida na comunidade. Método: Revisão sistemática da literatura, que utiliza as recomendações do Joanna Briggs Institute na estratégia PICo enas recomendações PRISMA.A estratégia PICo definiu os critérios de inclusão: População (P) -os idosos; Área de Interesse (I) -instrumentos e testes que permitem avaliar o risco de quedas, e Contexto (Co) -viver na comunidade. A pesquisa eletrónica foi feita nas bases de dados EBSCOHost® CINAHL Complete e MEDLINE Complete, utilizando os termos fall*, community dwelling, fall risk factors, toolsescale.Resultados:Foram selecionados 24 estudos, nos quais se identificou seis escalas que avaliam o risco de queda, três relativas ao medo de cair e sete testes que avaliam um fator de risco que pode ser preditivo do risco de queda em idosos que residem em comunidade.Conclusões: Os resultados enfatizam o número de instrumentos disponíveis e a importância dosenfermeiros utilizarem na sua prática clínica instrumentos válidos, fiáveis e sensíveis de modo a obterem diagnósticos acurados.
Título traduzido da contribuiçãoAssessment tools of risk for falls in elderly dwelling in the community
Páginas (de-até)490-505
Número de páginas16
RevistaEnfermeria Global
Volume15
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2016

• Acidentes por quedas
  • Fatores de risco
  • Avaliação de risco
  • Idoso

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Instrumentos de avaliação do risco de quedas em idosos residentes na comunidade“. Em conjunto formam uma impressão digital única.