Inteligência artificial e educação uma revisão sistemática de literatura

Francisco Veiga, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

29 Transferências (Pure)

Resumo

Tratar dados e comunicar informação é inevitavelmente mediado por tecnologia, cada vez mais móvel, interativa e com interfaces mais naturais. O sempre crescente poder computacional coloca a Inteligência Artificial (IA) no centro de muitas investigações revolucionando a ciência (pelo menos a sua aplicação), alertando a sociedade e criando entre especialistas, forte expetativa sobre o seu potencial de aplicação na educação. O objetivo deste artigo é analisar as publicações científicas relacionadas com a utilização de IA na educação. Neste sentido foi realizada uma revisão sistemática de literatura recorrendo a dois métodos de análise de citações - acoplamento bibliográfico e co-citação -, os dados foram obtidos através da base de dados “Coleção Principal da Web of Science” (WoS) e a análise bibliométrica foi realizada com o software VOSviewer, que permite a criação e visualização de mapas bibliométricos da ciência. Da pesquisa resultaram 1226 artigos, agrupados em dez categorias e através da análise da WoS, selecionaram-se para esta investigação os 248 artigos da categoria “Education Educational Reserch”. Os resultados permitiram a identificação de alguns artigos, publicações científicas, autores mais influentes, redes de colaboração e agrupamentos de contribuições para a literatura. Este tipo de análise, fortemente visual, é importante para ajudar a perspetivar uma visão sistémica da problemática e a compreender as relações estruturais de conectividade teóricometodológica de um domínio entre documentos e investigadores. Reféns da evolução tecnológica e de grandes quantidades de dados a IA e a educação estiveram desde o seu início ligados e foram responsáveis por mudanças na área da educação, abriram novas oportunidade de ensinar e aprender em qualquer lugar a qualquer hora disponibilizando ao longo dos anos métodos e ferramentas inovadoras.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoII Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
Subtítulo da publicação do anfitriãolivro de resumos
EditoresLouise Lima, Marta Sampaio
Local da publicaçãoPorto
EditoraUniversidade do Porto
Páginas50-50
Número de páginas1
ISBN (eletrónico)9789898471376
Estado da publicaçãoPublicado - 2021
EventoII Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação - Universidade do Porto, Porto
Duração: 24 out. 201925 out. 2019

Seminário

SeminárioII Seminário Internacional EXPRESSA: Re-imaginar a Comunicação Científica em Educação
País/TerritórioPortugal
CidadePorto
Período24/10/1925/10/19

Keywords

  • Inteligência artificial
  • Educação
  • VOSviewer

Citação