Inteligência emocional em estudantes do ensino superior

Eduardo Santos*, Manuela Ferreira, Célia Ribeiro, Ana Paula Cardoso, Margarida Cunha, Sofia Campos

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A inteligência emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos. Apesar do papel das emoções no envolvimento dos estudantes já ter sido estudado ainda pouco se sabe sobre a forma como a inteligência emocional está relacionada com o envolvimento e outros resultados de aprendizagem chave no ensino superior. Objetivo: Descrever os níveis da inteligência emocional dos estudantes do ensino superior; e Apurar os preditores de inteligência emocional em estudantes do ensino superior. Métodos: Estudo quantitativo, transversal e descritivo-correlacional. A amostra foi não probabilística por conveniência, constituída por 538 estudantes do ensino superior, maioritariamente género feminino (74,21%), com uma média de idades de 21,53±4,53 anos. Resultados: Os scores de inteligência emocional mais elevados correspondem à perceção das próprias emoções (M=32,78±5,57) e à componente sociocognitiva das emoções (M=32,27±4,87). Os estudantes com um score global mais elevado de inteligência emocional são os que estudam diariamente (p=.002). O controlo, o envolvimento social, a autoestima e a felicidade estabeleceram uma associação positiva (β=.21; p<.001; β=.14; p=.002; β=.13; p=.02; β=.18; p=.004, respetivamente) com a inteligência emocional. O equilíbrio estabeleceu uma associação negativa (β=-.16; p<.001) com a inteligência emocional. Conclusão: O controlo, o envolvimento social, a autoestima, a felicidade e o equilíbrio são preditores da inteligência emocional. Impõe-se a necessidade de implementação de programas promotores do desenvolvimento de Inteligência emocional.
Título traduzido da contribuiçãoEmotional intelligence in higher education students
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe29759
Número de páginas11
RevistaMillenium: Journal of Education, Technologies, and Health
Número de emissão13
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 24 jul. 2023

Keywords

  • Inteligência emocional
  • Estudantes
  • Ensino superior

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Inteligência emocional em estudantes do ensino superior“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação