O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de Lafões

António José Oliveira, Clotilde Passos, Célia Ribeiro

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Atualmente, as organizações devem compreender que para alcançar o cliente externo, primeiro é necessário que se alcance o cliente interno, isto é, devem praticar o marketing interno. O presente estudo tem como objetivo verificar se as PMEs da Região de Lafões praticam marketing interno e de que forma este conceito é assumido como uma estratégia para motivar os colaboradores. Neste sentido, o estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia qualitativa, descritiva e exploratória, através da aplicação de um questionário às PMEs da Região de Lafões. A amostra compreende dez empresas, que praticam marketing interno. Concluiu-se que as empresas que praticam marketing interno utilizam várias estratégias para motivar os seus colaboradores como: comunicação e partilha de informação, promoção do envolvimento e relacionamento entre os colaboradores na realização das tarefas, pratica de reconhecimento, confiança, valorização, elogio e compromisso, desenvolvimento do espírito de equipa, liderança, motivação sistemas de avaliação de desempenho e criação de ações de “Team building”, que são por estas, consideradas importantes para a prática e sucesso do marketing interno e motivação dos colaboradores.
Título traduzido da contribuiçãoInternal marketing as a strategy to motivate employees: a study of the Lafões Region
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)81-97
Número de páginas17
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 11 set 2019

Keywords

  • Marketing interno
  • Motivação
  • Região de Lafões

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O marketing interno como estratégia para motivar os colaboradores: um estudo das PMEs da Região de Lafões“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação