Intervenção de enfermagem na promoção de práticas de literacia familiar no primeiro ano de vida

Ana Resende, Henriqueta Figueiredo, Sílvia Caldeira, Margarida Lourenço

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A literacia, que é a capacidade de processamento de informação escrita na vida cotidiana das pessoas, sustenta-se no desenvolvimento das capacidades básicas de leitura, escrita e cálculo, apreendidas a partir do processo de alfabetização, que acontece entre os 5 os 6 anos de idade. Contudo, a promoção do contato precoce da criança com fontes, materiais, práticas e atividades de literacia cria a oportunidade de adquirir as competências de literacia emergente desde cedo, facilitadoras da aprendizagem formal, e que sustentam a literacia ao longo do ciclo de vida, repercutindo positivamente no desenvolvimento integral da criança. A família constitui o contexto mais natural e eficaz para o desenvolvimento integral da criança e para a promoção precoce de práticas de literacia familiar no primeiro ano de vida. Os cuidados de atenção primária, caracterizados pelo acompanhamento continuado à criança/família ao longo do ciclo vital familiar, favorecem a presença dos enfermeiros na promoção precoce de práticas de literacia familiar aos pais ou a outras figuras parentais com crianças no primeiro ano de vida, nas consultas de saúde materna e neonatal.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoPROENF
Subtítulo da publicação do anfitriãoprograma de atualização em enfermagem obstétrica e neonatal
EditoraArtmed Panamericana Editora Ltda
Páginas115-140
Número de páginas26
ISBN (eletrónico)9786558487135
ISBN (impresso)9786558487098
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2022

Série de publicação

NomePROENF
EditoraArtmed Panamericana
Número13
Volume4

Keywords

  • Enfermagem
  • Práticas de literacia familiar
  • Literacia emergente
  • Desenvolvimento integral da criança

Citação