Intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em crianças e adolescentes – scoping review

Resultado de pesquisarevisão de pares

7 Transferências (Pure)

Resumo

Introdução: A autoestima é um elemento essencial para a construção e manutenção do bem-estar social, emocional e mental da criança e do adolescente, desempenhando um papel fundamental no seu desenvolvimento. É um foco de atenção para a enfermagem, estando descrita ao nível da Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) e sendo a sua promoção uma intervenção autónoma de Enfermagem. A realização desta revisão permitirá sintetizar o conhecimento existente sobre a promoção da autoestima na criança e no adolescente, contribuindo não só para o aumento do conhecimento em enfermagem, mas também para a melhoria da prática dos cuidados de enfermagem nesta área, particularmente na área da Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Objetivos: mapear as intervenções de enfermagem promotoras da autoestima na criança e adolescente. Materiais e métodos: Scoping Review, baseada na metodologia The Joanna Briggs Institute. A pesquisa foi realizada nas bases de dados MEDLINE, CINAHL, SciELO e LILACS, e no motor de busca Google Académico. Foram incluídos artigos em que os participantes fossem crianças (recém-nascido, lactente, toddler, pré-escolar, escolar) ou adolescentes, e que abordassem e descrevessem as intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em qualquer contexto. Resultados: A pesquisa originou 13 artigos que revelaram as seguintes intervenções: programa de melhoria da autoestima, programa “Empower U”, programa de autocuidado, programa de melhoria da autoestima, psicoterapia positiva de grupo, treino de assertividade, programa de mentoria de controlo da obesidade, educação para controlo da raiva,brincar terapêutico, programa de intervenção artística, programa de educação estruturada, programa de promoção de saúde com utilização de florestas urbanas e estudantes de enfermagem como mentores, e terapia cognitiva e psicoeducação familiar. As intervenções são maioritariamente de grupo e foram desenvolvidas a partir da pesquisa de literatura sobre a temática da autoestima e de outras teorias/terapias, outras foram adaptadas a partir de programas/terapias já existentes e outros replicaram programas já existentes. A população dos artigos selecionados são, na sua maioria, adolescentes, existindo também artigos com crianças em idade pré-escolar e escolar, e os contextos comunitários com domínio do contexto escolar. Conclusões: Foram encontradas diversas intervenções de enfermagem promotoras da autoestima distintas entre si demonstrando que se pode promover a autoestima de diversas formas. Apesar da importância da autoestima, a literatura encontrada continua focada na população adulta, existindo pouca investigação ao nível pediátrico. Dada a relevância deste tema para o cuidado da saúde de crianças e adolescentes recomenda-se a realização de mais investigação nesta área.
Título traduzido da contribuição Self-esteem-promoting nursing interventions in children and adolescents – scoping review
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)31-43
Número de páginas13
RevistaCadernos de Saúde
Volume14
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 3 jan 2022

Keywords

  • Autoestima
  • Enfermagem
  • Criança
  • Adolescente

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Intervenções de enfermagem promotoras da autoestima em crianças e adolescentes – scoping review“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação