Isabel Soares*, Paulo P. Machado, Pedro Dias, Armando Pinho, John M. Klein

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

2 Citações (Scopus)

Neste estudo instrumental é apresentado o primeiro estudo de validação da versão portuguesa do Inventário de Personalidade de Freiburg-Revisto (FPI-R) junto de uma amostra de 1099 estudantes universitários. O FPI-R é composto por 138 itens de resposta dicotómica («verdadeiro» vs. «falso»), distribuídos por 12 escalas, 10 escalas standard (satisfação com a vida, orientação social, orientação para o desempenho, inibição, irritabilidade, agressividade, solicitação, queixas somáticas, preocupações com a saúde e sinceridade) e 2 escalas suplementares (extroversão e emocionalidade). Este inventário procura abarcar constructos relativamente amplos, que contêm sub-constructos delimitados, encontrando-se organizados em escalas unipolares (e.g. poucas queixas somáticas – muitas queixas somáticas) e bipolares (e.g. insatisfação com a vida – satisfação com a vida). Os principais resultados revelam que embora o instrumento apresente uma estrutura factorial semelhante ao original, foram encontradas fragilidades em termos de fidelidade das sub-escalas. Discutem-se os resultados obtidos, as limitações encontradas e são propostas possíveis soluções a desenvolver em estudos futuros.
Título traduzido da contribuiçãoFreiburgh Personality Inventory-Revised (FPI-R): validation study with a Portuguese sample of university students
Páginas (de-até)319-333
Número de páginas15
RevistaInternational Journal of Clinical and Health Psychology
Volume5
Número de emissão2
Estado da publicaçãoPublicado - mai. 2005
Publicado externamenteSim

• Personalidade
  • Avaliação
  • FPI-R
  • Estudo instrumental

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Inventário de Personalidade de Freiburg-Revisto (FPI-R): estudo de validação junto de amostra de estudantes universitários“. Em conjunto formam uma impressão digital única.