Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: o protocolo NICHD

Lúcia Cavalcanti de Albuquerque Williams*, Chayene Hackbarth, Carlos Aznar Blefari, Maria da Graça Saldanha Padilha, Carlos Eduardo Peixoto

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Citações (Scopus)
7 Transferências (Pure)

O presente artigo consiste em uma revisão sistemática de literatura que se refere à escuta adequada e às estratégias para investigação da violência sexual infantil, com especial ênfase no Protocolo NICHD (National Institute of Child Health and Human Development), reconhecido pela literatura internacional especializada como um dos instrumentos mais adequados para a entrevista estruturada com crianças vítimas de violência. O procedimento consistiu em verificar nas bases de dados eletrônicas Bireme, INDEXPSI, SciELO, PePSIC, PubMed, Web of Science e PsycINFO, utilizando-se como descritores as palavras NICHD e sexual abuse, para artigos publicados entre os anos de 2000 e 2013. Foram consultados também acervos de livros em universidades. Nas bases de dados relacionadas, foram encontrados 73 artigos, dos quais 47 foram excluídos tendo como critério de exclusão artigos relacionados a outras temáticas de violência que não a sexual, e artigos repetidos, resultando em 26 artigos consultados. Nos acervos de Universidades foram consultados quatro livros nacionais, quatro livros internacionais e uma dissertação de mestrado, resultando em um total de 35 publicações analisadas. O protocolo apresenta-se como um instrumento estruturado, transmitindo informações de qualidade superior àquelas obtidas por entrevistas com menos questões abertas. Como resultado são produzidas respostas mais precisas, com relatos mais detalhados e ricos e com maior número de revelações.
Título traduzido da contribuiçãoInvestigation of suspected child sexual abuse: the NICHD protocol
Páginas (de-até)415-432
Número de páginas18
RevistaTemas em Psicologia
Volume22
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 dez 2014
Publicado externamenteSim

• Abuso sexual infantil
  • Oitiva de crianças
  • Protocolo NICHD

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Investigação de suspeita de abuso sexual infantojuvenil: o protocolo NICHD“. Em conjunto formam uma impressão digital única.