Resumo
O presente estudo visa analisar a política editorial dos noticiários desportivos da Rádio Renascença. Estes blocos informativos são designados como Bola Branca, programa que está em antena desde 1980. Além de ser tecida a análise ao modo como é noticiada a atualidade desportiva pelos jornalistas de Bola Branca, esta investigação pretende saber os moldes em que o género feminino é representado na cobertura jornalística do fenómeno desportivo na Rádio Renascença. Numa área historicamente associada aos homens, importa descobrir se têm sido feitos progressos nos media ligados ao desporto.
A amostra desta investigação é constituída por 815 unidades de informação, referentes a um total de 29871 segundos de emissão relativos aos noticiários Bola Branca do mês de dezembro de 2019. Além da recolha destes dados quantitativos, foram realizadas, numa fase posterior, entrevistas a jornalistas da redação, com o intuito de analisar em maior profundidade os dados obtidos e as justificações editoriais que estão na sua base.
Os resultados apontam para a existência de um órgão de comunicação social credível no que diz respeito à informação desportiva, graças a uma taxa de confirmação de 78,33% no tema “mercado”, o tema mais sujeito a conteúdo especulativo. De realçar a dominância inequívoca do futebol e, por conseguinte, de FC Porto, Benfica e Sporting no espaço noticioso de Bola Branca. Por fim, importa destacar que, no que ao género feminino diz respeito, a cobertura noticiosa realizada, além de bastante residual, reduz-se aos acontecimentos em que uma mulher atinge um feito de elevado valor desportivo internacional.
A amostra desta investigação é constituída por 815 unidades de informação, referentes a um total de 29871 segundos de emissão relativos aos noticiários Bola Branca do mês de dezembro de 2019. Além da recolha destes dados quantitativos, foram realizadas, numa fase posterior, entrevistas a jornalistas da redação, com o intuito de analisar em maior profundidade os dados obtidos e as justificações editoriais que estão na sua base.
Os resultados apontam para a existência de um órgão de comunicação social credível no que diz respeito à informação desportiva, graças a uma taxa de confirmação de 78,33% no tema “mercado”, o tema mais sujeito a conteúdo especulativo. De realçar a dominância inequívoca do futebol e, por conseguinte, de FC Porto, Benfica e Sporting no espaço noticioso de Bola Branca. Por fim, importa destacar que, no que ao género feminino diz respeito, a cobertura noticiosa realizada, além de bastante residual, reduz-se aos acontecimentos em que uma mulher atinge um feito de elevado valor desportivo internacional.
Título traduzido da contribuição | Sports journalism on Radio: the editorial line of sports newscast «Bola Branca» of Rádio Renascença |
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Idioma original | Portuguese |
Qualificação | Master of Philosophy |
Instituição de premiação |
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Supervisores/Consultores |
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Data do prémio | 17 fev. 2021 |
Estado da publicação | Publicado - 17 fev. 2021 |
Keywords
- Rádio
- Jornalismo
- Desporto
- Género
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Jornalismo desportivo na rádio: a linha editorial dos noticiários "Bola Branca" da Rádio Renascença
Moreira, J. (Aluno), Ribeiro, N. (Supervisor), 17 fev. 2021Tese do aluno