Jornalismo guerra no Médio Oriente: histórias, testemunhos e reportagens de jornalistas portugueses

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Na edição de 29 de agosto de 1914, o jornal A Capital anuncia na sua capa a decisão histórica de enviar o jornalista Hermano Neves como o primeiro correspondente especial para cobrir a Primeira Guerra Mundial. É de realçar que até à data Portugal continuava praticamente dependente de publicações estrangeiras e agências internacionais para reportar conflitos armados além-fronteiras. Sabemos hoje que os desafios encontrados por Hermano Neves impediram que o mesmo reportasse de perto e com detalhe os vários acontecimentos, ficando o seu trabalho aquém do esperado. Contudo, a sua presença motivou outras redacções nacionais a tomarem decisões semelhantes, dando-se início à tradição de enviados especiais portugueses para o campo de guerra e abrindo-se assim um novo capítulo no panorama jornalístico nacional. Cem anos depois é possível identificar como o jornalismo de guerra evoluiu em Portugal, e como através das décadas vários jornalistas portugueses arriscaram as suas vidas para trazer ao nosso país notícias de guerras internacionais que, importa destacar, nem sempre contaram com a presença de tropas portuguesas. Propõe-se com este estudo considerar o trabalho de alguns destes jornalistas, não só através das reportagens realizadas, mas também a partir de testemunhos pessoais escritos pelos próprios, que relatam os desafios e aprendizagens de trabalhar no campo de guerra. Para analisar este tipo de jornalismo escolheu-se o jornalismo de guerra português realizado na região do Médio Oriente, onde trabalharam grandes jornalistas portugueses como Cáceres Monteiro, Cândida Pinto, Carlos Fino e Sofia Lorena. Através do trabalho e escrita destes jornalistas, entre outros, e tendo como pano temporal o período da Guerra do Golfo até aos dias de hoje, procura-se com este estudo analisar a importância e contributo da presença de repórteres portugueses no palco de guerra para a história do jornalismo nacional.
Título traduzido da contribuiçãoWar Journalism in the Middle East: stories, testimonies and reportage by portuguese journalists
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoPara uma história do jornalismo em Portugal — III
EditoraUniversidade Nova de Lisboa
Páginas314-324
Número de páginas11
Volume3
ISBN (eletrónico)9789899048133
ISBN (impresso)9789899048157
Estado da publicaçãoPublicado - 1 out. 2021
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Reportagem
  • Jornalismo de investigação
  • Jornalismo de guerra
  • Médio Oriente

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Jornalismo guerra no Médio Oriente: histórias, testemunhos e reportagens de jornalistas portugueses“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação