TY - UNPB
T1 - Jornalismo transmédia e literacia mediática
T2 - participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação
AU - Faria, Eduardo
AU - Andrade, José Gabriel
PY - 2023/3
Y1 - 2023/3
N2 - Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
AB - Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
KW - Youth and literacies
KW - Transmedia storytelling
KW - Transmedia journalism
KW - Media literacy
KW - Transmedia disinformation
KW - Jovens e literacia
KW - Narrativa transmédia
KW - Jornalismo transmédia
KW - Literacia mediática
KW - Desinformação transmédia
U2 - 10.21814/1822.83476
DO - 10.21814/1822.83476
M3 - Working paper
VL - 8
T3 - ComTextos working papers
SP - 1
EP - 26
BT - Jornalismo transmédia e literacia mediática
PB - UMinho Editora
ER -