Jornalismo transmédia e literacia mediática: participação dos jovens em contexto escolar no combate à desinformação

Eduardo Faria, José Gabriel Andrade

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Resumo

Os jovens têm um papel importante no combate à desinformação, em especial no Brasil, em que a população abaixo dos 30 anos representa mais de 42% da população. A relação entre o jovem e os média demanda novas formas de pedagogia de ensino que possam promover diferentes níveis de literacia. Neste sentido, a educação escolar pode ser o caminho para despertar nos jovens novos saberes sobre os média, auxiliando-os nos processos que incidem sobre a informação jornalística e o combate à desinformação. A convergência entre os média possibilitou a proliferação de narrativas que, com a democratização das redes digitais e dos dispositivos tecnológicos, passaram a circular de maneira transmediática, alterando a forma como as informações são produzidas, consumidas e mediatizadas. Esta pesquisa apresenta alguns dados considerados relevantes, extraídos de uma pesquisa desenvolvida no Mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho. Os dados foram colhidos presencialmente em escolas públicas brasileiras, visando avaliar as perceções e práticas dos estudantes quanto aos média e, consequentemente, às leituras transmédia da informação e à identificação da desinformação.
Idioma originalPortuguese
EditoraUMinho Editora
Páginas1-26
Número de páginas26
Volume8
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - mar. 2023

Série de publicação

NomeComTextos working papers
N.º8
ISSN (eletrónico)2182-7672

Keywords

  • Jovens e literacia
  • Narrativa transmédia
  • Jornalismo transmédia
  • Literacia mediática
  • Desinformação transmédia

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