Lifestyles in young university students: application of the “FANTASTICO”

Título traduzido da contribuição: Estilos de vida em jovens universitários: aplicação do “FANTASTICO”

João Amado*, João Neves Amado, Patrícia Batista*, Margarida Vieira

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

OBJETIVO: A entrada na Universidade constitui um desafio de autonomia e afirmação própria/de grupo. Os comportamentos saudáveis devem merecer uma atenção particular de todos os intervenientes e do meio universitário em geral. Este estudo visou conhecer os estilos de vida dos alunos do primeiro ano da Universidade Católica Portuguesa – Porto (UCP). MÉTODOS: Procedeu-se à aplicação do questionário “Estilo de Vida Fantástico” nas sessões letivas de “Pensamento Crítico”. Os dados colhidos foram tratados no programa SPSS®. RESULTADOS: Verificou-se que o estilo de vida global destes alunos considerar-se “bom” não se registando diferenças entre os sexos. Contudo, 7,9% dos alunos situam-se nos valores mais baixos da categoria. Os itens em cujo afastamento mais se acentuou foram: atividade física/associativismo, trabalho/tipo de personalidade, nutrição e comportamento de saúde/sexual. Destacou-se com peso elevado o item “família/amigos”. CONCLUSÃO: Concluiu-se que o “Fantástico” foi o primeiro passo para um diagnóstico e ponto de partida para avaliar as necessidades destes estudantes. Embora a situação se possa considerar favorável importa desde já programar intervenção seja de promoção na componente atividade física/associativismo e nutrição seja de controlo no âmbito do consumo de tabaco e álcool.
Título traduzido da contribuiçãoEstilos de vida em jovens universitários: aplicação do “FANTASTICO”
Páginas (de-até)1-6
Número de páginas6
RevistaBrazilian Journal of Global Health
Volume1
Número de emissão3
Estado da publicaçãoPublished - 2021

• Estilos de vida
  • Ensino superior
  • Educação em Saúde

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estilos de vida em jovens universitários: aplicação do “FANTASTICO”“. Em conjunto formam uma impressão digital única.