Literacia mediática e comunicação intergeracional

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Resumo

A relevância social adquirida nas últimas décadas pela Literacia Mediática, o crescente investimento comunitário em políticas e recomendações dirigidas à sua implementação, bem como a necessidade de ampliar a prevalente conceção tecno-centrada a esta ligada, leva-nos a aprofundar e repensar os processos de aprendizagem de competências mediáticas, dando especial atenção às gerações potencialmente mais vulneráveis. Com efeito, no atual contexto sociocultural, tecnológico e económico, atravessado por profundas desigualdades no acesso à tecnologia e às competências mediáticas e pelo agravamento dos índices de risco de pobreza e exclusão de crianças e idosos, desenham-se novas necessidades educativas e relacionais. Neste sentido, sobressai a relevância de construir novas estratégias educativas centradas em crianças e idosos, que promovam a intergeracionalidade e que utilizem a Educação para os Media como processo inclusivo. Partindo destas considerações e concebendo a literacia mediática como um dos fatores habilitantes para poder exercer autónoma e ativamente a própria cidadania, o nosso estudo pretendeu analisar as trocas e partilhas de conhecimentos e saberes entre diferentes gerações à volta e através do media. O nosso olhar direcionou-se então para dinâmicas colaborativas típicas da aprendizagem intergeracional, caracterizadas pela reciprocidade e bidirecionalidade de trocas simbólicas, tendo em conta fatores contextuais e socioculturais que influenciam a comunicação intergeracional e os diferentes usos dos media. Tendo por base a metodologia de investigação-ação, o estudo empírico foi realizado numa IPSS do Concelho de Braga, entre 2012 e 2014, através de três fases de diagnóstico, ação e avaliação. Teve como objetivo a implementação de uma ação constituída por ciclos de atividades periódicas com idosos e crianças pertencentes à instituição. Pretendeu compreender os benefícios da comunicação e aprendizagem intergeracional em torno e através dos media, em termos de inclusão e literacia mediática. Propôs-se ainda promover a utilização dos media como estratégia de resposta a fenómenos emergentes como o aumento do fosso intergeracional e a exclusão social e digital.
Título traduzido da contribuiçãoMedia literacy and intergenerational communication
Idioma originalPortuguese
Instituição de premiação
  • University of Minho
Supervisores/Consultores
  • Pinto, Manuel Joaquim Silva, Supervisor, Pessoa externa
  • Pereira, Sara de Jesus Gomes, Co-orientador, Pessoa externa
Data do prémio8 jun. 2020
Estado da publicaçãoPublicado - 2020
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Comunicação intergeracional
  • Inclusão
  • Investigação-ação
  • Literacia mediática

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