Liliana Cardeira*, Ana Bailão, Frederico Henriques

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

A reintegração cromática de uma pintura é sempre um desafio para os conservadores-restauradores e a decisão de como reintegrar é geralmente baseada no valor e na função das obras. Porém, a escolha de qual a técnica de reintegração é a mais adequada nem sempre é fácil de se justificar. Para tentar ajudar a dar resposta a esta questão foi utilizado um software de Sistema de Informação Geográfica (SIG), designado de QGIS®. Através da edição vetorial foram efetuados vários mapas temáticos com a finalidade de registar as lacunas que se observavam nas pinturas. A análise efetuada com o auxílio do SIG permitiu fazer a caracterização espacial das lacunas em área, para facilitar a tomada de decisão da técnica de reintegração a ser aplicada. Como caso de estudo utilizou-se uma pintura académica de Adriano de Sousa Lopes (1879-1944). Na reintegração cromática usaram-se duas técnicas conhecidas de conservação e restauro: o processo mimético e o pontilhismo.
Título traduzido da contribuiçãoMapping with geographic information systems (GIS) and selection of chromatic reintegration criteria: painting of Adriano de Sousa Lopes as case study
Páginas (de-até)228-237
Número de páginas10
RevistaGe-Conservacíon
Volume18
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 11 dez 2020
Evento 5th International Meeting on Retouching of Cultural Heritage (RECH) - Università degli Studi Carlo Bo Urbino, Scuola Conservazione Restauro Beni Culturali, Urbino
Duração: 18 out 201919 out 2019
Número de conferência: 5

• Documentação
  • Fenómenos de degradação,
  • Lacunas
  • Critérios de reintegração cromática
  • SIG

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Mapeamentos com sistemas de informação geográfica (SIG) e seleção de critérios de reintegração cromática: pintura de Adriano de Sousa Lopes como caso de estudo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.