Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção

Resultado de pesquisarevisão de pares

11 Transferências (Pure)

Resumo

O presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.
Título traduzido da contribuiçãoBrands, products and themes in television fiction: an essay on placement as a production strategy
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)83-94
Número de páginas12
RevistaMedia & Jornalismo
Volume19
Número de emissão34
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 28 jun. 2019

Keywords

  • Marcas
  • Temáticas sociais
  • Product placement
  • Conteúdos ficcionais
  • Televisão

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Marcas, produtos e temáticas na ficção televisiva: um ensaio sobre o placement como estratégia de produção“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação