Resumo
O presente paper procura discutir, de forma preliminar e ensaística, o uso do placement de marcas, produtos e temas na ficção televisiva, enquanto estratégia comercial, mas também enquanto estratégia social. Num tempo de superabundância de oferta de conteúdos e de proliferação de plataformas de distribuição e de dispositivos de acesso, o recurso a alternativas criativas de produção e financiamento de conteúdos procura garantir a fidelização de telespectadores e, por consequência, desencadear a compra, num constante processo dialógico entre anunciantes/marcas, canais/conteúdos e recetores/consumidores. Assim, e numa atitude reflexiva, é explorado o product placement enquanto conceito, atendendo às suas potencialidades e impactos, fazendo-se o contraponto e a analogia com o placement de temas (merchandising social), enquanto campo disciplinar dentro dos estudos dos media, mas ainda com pouca expressão analítica e académica em Portugal.
Título traduzido da contribuição | Brands, products and themes in television fiction: an essay on placement as a production strategy |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 83-94 |
Número de páginas | 12 |
Revista | Media & Jornalismo |
Volume | 19 |
Número de emissão | 34 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 28 jun. 2019 |
Keywords
- Marcas
- Temáticas sociais
- Product placement
- Conteúdos ficcionais
- Televisão