Estratégias de marketing no processo de internacionalização de franquias brasileiras

Maria Adriana de A. P. Camargo, Thelma Valéria Rocha, Susana Costa e Silva

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Resumo

Objetivo – Analisar a influência das estratégias de marketing sobre o processo de internacionalização das franquias brasileiras considerando os diferentes estágios que estas se encontram na atuação internacional. Metodologia – Pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, sendo desenvolvidos três estudos de caso com redes de franquias brasileiras do segmento de calçados e vestuário: duas empresas com participação ativa e uma com alto envolvimento no exterior. Seis diretores e gerentes de marketing dessas empresas foram entrevistados. Resultados – Verifica-se que as redes de franquias entrevistadas praticam a padronização do seu marketing mix, mas possuem menor preocupação com as atividades de coordenação, concentração e integração dos movimentos de marketing. Contribuições – Recomendações para gestores em diferentes estágios de internacionalização e um conjunto de sugestões para futuras pesquisas sobre o uso das estratégias de marketing e marcas em mercados emergentes.
Título traduzido da contribuição Marketing strategies in the internationalization process of Brazilian franchises
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)570-592
Número de páginas23
RevistaRevista Brasileira de Gestao de Negocios
Volume18
Número de emissão62
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2016

Keywords

  • Marketing internacional
  • Estratégia de marketing global
  • Franchising internacional;
  • Franquias brasileiras
  • Franquias

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