Significações do verbo “chegar” em um corpus de PB: exploração dos processos cognitivos envolvidos em seus usos

Maitê Morais Gil, Julia Ferri Pinto, Vitor Angelo dos Santos Gouvea

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Este artigo objetiva caracterizar as significações do verbo “chegar” no PB por alunos de EMI em seus textos. Parte-se de estudos sobre metáfora conceitual, metonímia e categorização, e dos princípios da Gramática Cognitiva. Analisou-se as ocorrências desse verbo no Corpus TecEM, as quais foram categorizadas de acordo com sua significação. Explorou-se os mecanismos responsáveis pelas extensões de sentido em relação às ocorrências prototípicas, identificando-se quatro grupos. Argumentamos que metáfora, metonímia e subjetificação são mecanismos complementares no processo de extensão de sentido. Parece, ainda, haver um contínuo entre o significado mais concreto e o mais abstrato, indicando um processo de gramaticalização.
Título traduzido da contribuiçãoMeaning extensions of “chegar” in a PB: exploration of the cognitive processes related to its usages
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)7-20
RevistaEstudos da Língua(gem)
Volume17
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 30 set. 2019
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Significações de “chegar”
  • Gramática cognitiva
  • Processos cognitivos

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Significações do verbo “chegar” em um corpus de PB: exploração dos processos cognitivos envolvidos em seus usos“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação