Resumo
Este artigo objetiva caracterizar as significações do verbo “chegar” no PB por alunos de EMI em seus textos. Parte-se de estudos sobre metáfora conceitual, metonímia e categorização, e dos princípios da Gramática Cognitiva. Analisou-se as ocorrências desse verbo no Corpus TecEM, as quais foram categorizadas de acordo com sua significação. Explorou-se os mecanismos responsáveis pelas extensões de sentido em relação às ocorrências prototípicas, identificando-se quatro grupos. Argumentamos que metáfora, metonímia e subjetificação são mecanismos complementares no processo de extensão de sentido. Parece, ainda, haver um contínuo entre o significado mais concreto e o mais abstrato, indicando um processo de gramaticalização.
Título traduzido da contribuição | Meaning extensions of “chegar” in a PB: exploration of the cognitive processes related to its usages |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 7-20 |
Revista | Estudos da Língua(gem) |
Volume | 17 |
Número de emissão | 3 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 30 set. 2019 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Significações de “chegar”
- Gramática cognitiva
- Processos cognitivos