Resumo
A difusão internacional de projetos artísticos revela-se, atualmente, como um dos fatores limitantes para o sucesso de artistas num contexto europeu cada vez mais amplo. A capacidade de comunicação através de ferramentas adequadas e a utilização dos sistemas de promoção ou apoio à difusão poderão revelar-se como fatores facilitadores dos processos de difusão internacional.Estudaram-se os modelos e estratégias de funcionamento de 3 modelos distintos de suporte à internacionalização, observando as características de alguns exemplos concretos, com foco específico nas Artes de Rua. A autopromoção, os agentes de representação públicos e privados e as redes de cooperação são os três eixos explorados durante o trabalho. A observação das diferentes ferramentas revelou as dificuldades resultantes do trabalho isolado ao nível da autopromoção, em contraste com os resultados mais sólidos de alguns dos agentes de representação a atuar no mercado. Por outro lado, a maioria das redes de cooperação revelam-se estruturas mais fortes ao nível da representação de programadores e estruturas, com impacto mais reduzido na atividade dos artistas.
Idioma original | Portuguese |
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Título da publicação do anfitrião | Primeiros contributos para o FIGAC 2016 |
Editores | Manuel Gama |
Local da publicação | Viana do Castelo |
Editora | Instituto Politécnico de Viana do Castelo |
Páginas | 36-36 |
Número de páginas | 1 |
ISBN (impresso) | 9789898756084 |
Estado da publicação | Published - 2016 |
Evento | VII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura - Viana do Castelo Duração: 2 jun 2016 → 3 jun 2016 |
Conferência
Conferência | VII Fórum Internacional de Gestão Artística e Cultura |
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Título abreviado | FIGAC 2016 |
País/Território | Portugal |
Cidade | Viana do Castelo |
Período | 2/06/16 → 3/06/16 |
Keywords
- Internacionalização
- Artes de rua
- Difusão
- Cooperação