Mecanismos de transmissão política monetária em Moçambique: uma análise do canal do crédito no período de 2008 a 2019

Agostinho Valente Macane, Carlos Seixas

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo aborda a questão da transmissão da política monetária para a economia real em Moçambique, particularmente, através do canal de empréstimos bancários no período de 2008 a 2019. Testa-se a estacionariedade das variáveis, através dos testes Augmented Dickey Fuller e Phillip-Perron, e são aplicados, testes de causalidade de Granger, função impulso e resposta, decomposição da variância e o modelo Vetor Autorregressivo. Os resultados apontam que a taxa de referência do Banco de Moçambique impacta positivamente a inflação e o produto, no entanto, para a inflação, embora impactada positivamente, não é significante e para o produto somente é significante no segundo momento. Os resultados revelam a não existência ou funcionamento do canal dos empréstimos bancários em Moçambique no período em análise. Por outro lado, sugerem a existência de algumas limitações na eficácia da transmissão da política monetária sobre a economia real, dado que são encontradas evidências de não significância da referência da política monetária na inflação e produto em alguns períodos.
Título traduzido da contribuiçãoMechanisms for transmission of monetary policy in Mozambique: an analysis of the credit channel in the period 2008 to 2019
Idioma originalPortuguese
Número do artigoe2
Número de páginas36
RevistaEconomia e Desenvolvimento
Volume33
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 7 jun 2021

Keywords

  • Política monetária
  • Mecanismos de transmissão
  • Vetor autorregressivo

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Mecanismos de transmissão política monetária em Moçambique: uma análise do canal do crédito no período de 2008 a 2019“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação