Mediação da leitura através de literatura infantil

Rita Brito, Luísa Araújo, Sandrina Esteves, Sara Leite

Resultado de pesquisarevisão de pares

17 Transferências (Pure)

Resumo

Foi distribuído um questionário a educadores de infância com o objetivo de conhecer práticas de leitura com crianças até aos 6 anos em ambiente educativo. Foi realizada uma análise quantitativa e exploratória dos dados, com recurso ao software SPSS. Participaram no estudo 513 educadores de infância. São 398 os que referem ter uma biblioteca na sala ou uma biblioteca comum a todos, na instituição. A maioria das bibliotecas tem entre 10-20 livros, onde metade são de edição estrangeira traduzidos para português. A leitura é feita para as crianças durante cerca de 15-30 minutos, sendo que são as crianças as principais impulsionadoras deste momento. Nesta atividade de leitura, os educadores consideram que é muito importante pedir às crianças que comentem a história, assim como a discussão dos sentimentos das personagens e dramatizar ações da história usando vozes diferentes no discurso direto das personagens. Outra atividade realizada é a pesquisa do significado das palavras novas escutadas. Para além da leitura da história, verifica-se que os educadores de infância se preocupam em potencializar este momento com outras dinâmicas, proporcionando assim aprendizagens às crianças.
Idioma originalPortuguese
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jun. 2022
EventoMyResearch 2022: Comunicar saberes no presente global - Universidade Católica Portuguesa, Lisboa
Duração: 1 jun. 20221 jun. 2022

Seminário

SeminárioMyResearch 2022
País/TerritórioPortugal
CidadeLisboa
Período1/06/221/06/22

Keywords

  • Mediação da leitura
  • Crianças 3-6 anos
  • Literatura infantil

Citação