Meritocracia, excelência e exclusão escolar: uma scoping review

Marylin Regal Ferreira*, José Matias Alves, Cristina Palmeirão

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

30 Transferências (Pure)

A meritocracia escolar é um mecanismo de distinção de alunos com supostos benefícios para a motivação e o reconhecimento do esforço, mas também com uma dimensão negativa associada à intensificação e estratificação das desigualdades. Assim, o principal objetivo deste estudo é a análise da literatura sobre meritocracia escolar e as lógicas de ação das escolas nesse contexto. O método adotado é uma scoping review, com a pretensão de selecionar, analisar e sintetizar a literatura encontrada em quatro bases de dados: Web of Science, Scopus, RCAAP e Google Scholar. Os resultados mostram uma necessidade de reflexão sobre os conceitos de justiça e exclusão escolar, associada à ideologia meritocrática na lógica da igualdade de oportunidades.
Título traduzido da contribuiçãoMeritocracy, excellence and school exclusion: a scoping review
Número do artigoe10250
Número de páginas9
RevistaCadernos de Pesquisa
Volume53
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 29 nov. 2023

• Meritocracia
  • Mérito
  • Justiça educacional
  • Igualdade de oportunidades

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Meritocracia, excelência e exclusão escolar: uma scoping review“. Em conjunto formam uma impressão digital única.