Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares

Maria do Castelo Abreu Coutinho, Ana Bailão, Eduarda Vieira

Resultado de pesquisarevisão de pares

8 Transferências (Pure)

Resumo

Com este texto pretende-se divulgar um estudo que incide num conjunto de painéis de azulejos pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, de proveniência e artista desconhecidos, datados do final do século XVII. A singularidade da sua técnica de pintura justifica a intenção do museu de preparar um deles para exposição permanente, mesmo que incompleto. Entre os tratamentos de conservação e restauro a realizar neste painel, a reintegração cromática revelou-se o maior desafio. Com base numa gravura de Gilles Rousselet (1610-1686) que terá servido como fonte de inspiração para o artista responsável pela produção do painel, várias propostas estão a ser elaboradas em busca de uma solução.
Título traduzido da contribuiçãoMethodological study about the chromatic reintegration of a set of tile panels
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)83-91
Número de páginas9
RevistaConservar Patrimonio
Número de emissão27
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2018

Keywords

  • Azulejos
  • Museu nacional do azulejo
  • Conservação e Restauro
  • Reintegração cromática

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estudo metodológico em torno da reintegração cromática de um conjunto de painéis azulejares“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação