Resumo
Com este texto pretende-se divulgar um estudo que incide num conjunto de painéis de azulejos pertencentes ao Museu Nacional do Azulejo, Lisboa, de proveniência e artista desconhecidos, datados do final do século XVII. A singularidade da sua técnica de pintura justifica a intenção do museu de preparar um deles para exposição permanente, mesmo que incompleto. Entre os tratamentos de conservação e restauro a realizar neste painel, a reintegração cromática revelou-se o maior desafio. Com base numa gravura de Gilles Rousselet (1610-1686) que terá servido como fonte de inspiração para o artista responsável pela produção do painel, várias propostas estão a ser elaboradas em busca de uma solução.
Título traduzido da contribuição | Methodological study about the chromatic reintegration of a set of tile panels |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 83-91 |
Número de páginas | 9 |
Revista | Conservar Patrimonio |
Número de emissão | 27 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 2018 |
Keywords
- Azulejos
- Museu nacional do azulejo
- Conservação e Restauro
- Reintegração cromática