TY - GEN
T1 - Microavaliações formativas
AU - Castro, Rui
AU - Soares, Diana Rafaela Lopes
PY - 2021/6/23
Y1 - 2021/6/23
N2 - O fecho das escolas provocado pela situação de pandemia e a consequente passagem para ensino à distância durante o primeiro confinamento a partir de março de 2020 e agora durante o segundo período letivo de 2020/2021, expôs as escolas, os alunos, as famílias a enormes desafios e inúmeras dificuldades. Este cenário motivou a implementação, por parte das escolas de inúmeras estratégias para minorar os impactos negativos deste confinamento ao nível da aprendizagem dos estudantes e do seu envolvimento com a escola. Neste âmbito, apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica inovadora, ao nível da avaliação das aprendizagens dos estudantes, em decurso desde janeiro de 2019 numa escola dos 2º e 3º ciclos e secundário da área do grande Porto. Esta experiência implica a utilização frequente de questionários de avaliação formativa com correção automática e feedback imediato a alunos, pais e professores. A utilização intensiva desta ferramenta pedagógica durante os períodos de ensino à distância, neste contexto educativo, teve impacto positivo ao nível do empenhamento dos alunos bem como do seu envolvimento e interligação com a escola e com os professores, atenuando os efeitos negativos do ensino à distância nestas idades e anos escolares. Neste artigo, descreve-se, de forma mais detalhada, esta ferramenta pedagógica (microavaliações), dando conta das suas principais características, funcionalidades e da arquitetura de base de dados que a suporta. São ainda apresentados os principais números da implementação desta experiência e algumas das conclusões preliminares que deste estudo se podem retirar. Sendo uma ferramenta pedagógica com comprovado efeito ao nível das aprendizagens dos alunos e pela sua funcionalidade e ligação web, torna-se particularmente útil em contexto escolar, tanto numa lógica de ensino à distância como presencial, levando à discussão dos desafios futuros da utilização de ferramentas online em contexto escolar.
AB - O fecho das escolas provocado pela situação de pandemia e a consequente passagem para ensino à distância durante o primeiro confinamento a partir de março de 2020 e agora durante o segundo período letivo de 2020/2021, expôs as escolas, os alunos, as famílias a enormes desafios e inúmeras dificuldades. Este cenário motivou a implementação, por parte das escolas de inúmeras estratégias para minorar os impactos negativos deste confinamento ao nível da aprendizagem dos estudantes e do seu envolvimento com a escola. Neste âmbito, apresenta-se neste artigo uma experiência pedagógica inovadora, ao nível da avaliação das aprendizagens dos estudantes, em decurso desde janeiro de 2019 numa escola dos 2º e 3º ciclos e secundário da área do grande Porto. Esta experiência implica a utilização frequente de questionários de avaliação formativa com correção automática e feedback imediato a alunos, pais e professores. A utilização intensiva desta ferramenta pedagógica durante os períodos de ensino à distância, neste contexto educativo, teve impacto positivo ao nível do empenhamento dos alunos bem como do seu envolvimento e interligação com a escola e com os professores, atenuando os efeitos negativos do ensino à distância nestas idades e anos escolares. Neste artigo, descreve-se, de forma mais detalhada, esta ferramenta pedagógica (microavaliações), dando conta das suas principais características, funcionalidades e da arquitetura de base de dados que a suporta. São ainda apresentados os principais números da implementação desta experiência e algumas das conclusões preliminares que deste estudo se podem retirar. Sendo uma ferramenta pedagógica com comprovado efeito ao nível das aprendizagens dos alunos e pela sua funcionalidade e ligação web, torna-se particularmente útil em contexto escolar, tanto numa lógica de ensino à distância como presencial, levando à discussão dos desafios futuros da utilização de ferramentas online em contexto escolar.
KW - Avaliação formativa
KW - Microavaliações
KW - Ensino à distância
KW - Plataforma informática
KW - Formative assessment
KW - Low stake quizz
KW - Online learning
KW - Informatic platform
UR - http://www.scopus.com/inward/record.url?scp=85115762923&partnerID=8YFLogxK
U2 - 10.23919/cisti52073.2021.9476305
DO - 10.23919/cisti52073.2021.9476305
M3 - Conference contribution
SN - 9781665430227
T3 - Iberian Conference on Information Systems and Technologies, CISTI
SP - 1
EP - 5
BT - Proceedings of CISTI 2021 - 16th Iberian Conference on Information Systems and Technologies
A2 - Rocha, Álvaro
A2 - Gonçalves, Ramiro
A2 - Penalvo, Francisco Garcia
A2 - Martins, José
PB - IEEE Canada
Y2 - 23 June 2021 through 26 June 2021
ER -