Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas

Isabel Cristina Tedesco Selistre, Ingrid Gonçalves Caseira, Mateus da Rosa Pereira, Milena Vieira Ferri, Juliana Colombo Lopes, Maitê Gil, Felipe Schoenardie

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Considerando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contexto educacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais.
Título traduzido da contribuiçãoMobeybou: teaching languages based on digital multimodal and multicultural texts
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)332-347
Número de páginas16
RevistaLínguaTec
Volume7
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 20 jun. 2022
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Mobeybou
  • Ensino de línguas
  • Multimodalidade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Mobeybou: uma proposta didática a partir do uso de textos digitais multimodais e multiculturais na aprendizagem de línguas“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação