Resumo
Considerando o papel significativo da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, o Projeto Mobeybou - Moving Beyond Boundaries - Desenhando a aprendizagem de narrativas na era digital, da Universidade do Minho (Portugal), vem pesquisando ferramentas e materiais digitais com o propósito de promover o desenvolvimento de competências cognitivas, sociais e linguísticas em crianças, sob uma perspectiva multimodal e multicultural. Em parceria com esse projeto, nossa equipe de pesquisa, formada por docentes e discentes do curso de Licenciatura em Letras do IFRS - Campus Osório, através da exploração do material desenvolvido pelo grupo de Portugal, elaborou propostas didáticas para atividades de leitura direcionadas às crianças do Ensino Fundamental. Com foco no ensino-aprendizagem de língua inglesa e cultura no contexto educacional brasileiro, nossas propostas consideram as etapas de pré-leitura, leitura e pós-leitura, partindo do aplicativo interativo Mobeybou - Brazil. Este trabalho apresenta uma narrativa de ensino que envolve a aplicação prática, em uma turma de um curso de língua inglesa para crianças, de um planejamento elaborado a partir das propostas didáticas. Essas atividades propiciaram experiências de práticas pedagógicas envolvendo tecnologia, aprendizagem de língua, narrativas e aspectos culturais, elementos significativos que podem beneficiar o estudante no desenvolvimento de suas competências narrativas, digitais, multimodais e multiculturais.
Título traduzido da contribuição | Mobeybou: teaching languages based on digital multimodal and multicultural texts |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 332-347 |
Número de páginas | 16 |
Revista | LínguaTec |
Volume | 7 |
Número de emissão | 1 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 20 jun. 2022 |
Publicado externamente | Sim |
Keywords
- Mobeybou
- Ensino de línguas
- Multimodalidade