Resumo
As Missões Populares procuraram corresponder às necessidades de pregação especializada da Igreja Católica praticamente desde Trento até ao Vaticano II. Na sua estrutura tradicional, desenvolvem-se entre os oito e os quinze dias. Envolviam a deslocação de vários agentes missionários e o recrutamento no local de diversas equipas de leigos. Durante os dias de pregação, precedidos por um período de minuciosa preparação do universo sociológico a atingir, o programa missionário ocupava o dia inteiro desde a eucaristia matinal, até ao grande sermão, passando pela visita dos doentes, as conferências especializadas e a catequese das crianças. Os missionários não dispensavam acções públicas de elevado impacto como as procissões, via-sacras e grandes concentrações. Após a Missão, os pregadores deixavam na paróquia vários elementos físicos e espirituais, que faziam perdurar na memória colectiva não só a doutrina, mas também o ambiente vivido; e procuravam que os fiéis se inscrevessem em determinadas obras pias, que os comprometessem no futuro com uma sadia militância cristã.
Título traduzido da contribuição | Model of oratory intervention in contemporary Portugal: the Popular Mission |
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Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 179-194 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Lusitania Sacra |
Número de emissão | 24 |
DOIs | |
Estado da publicação | Published - 1 jul 2011 |
Keywords
- Missão popular
- Missão do interior
- Pregação
- Oratória
- Religiosidade popular