Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?

José Rui Santos, Maria Ivone Gaspar

Resultado de pesquisarevisão de pares

6 Transferências (Pure)

Resumo

As tecnologias de informação e comunicação, qual alquimia da modernidade, estão presentes de forma indelével e transversal a toda atividade humana, estranho seria pois que não estivessem na escola. A legislação portuguesa impõe aos educadores de infância e professores dos ensinos básico e secundário formação contínua cíclica como condição para progressão na carreira. Tal imposição, aliada à necessidade de formação em TIC, em particular sobre a plataforma Moodle, disponibilizada na quase totalidade das escolas portuguesas, e sentida pelos professores, faz com que proliferem as ações de formação sobre essa plataforma. Neste artigo, retratam-se os efeitos práticos de uma dessas ações, a partir da análise de dados recolhidos através de inquérito por questionário, onde as principais conclusões são a pouco significante relevância que os professores atribuem ao uso da Moodle enquanto plataforma de gestão de aprendizagem e que, com ou sem formação específica, a maioria apenas a usa para aceder à informação emanada das lideranças de topo e intermédias das escolas.
Título traduzido da contribuiçãoMoodle training for teacher in a Portuguese comprehensive school: what effects to their teaching practice?
Idioma originalPortuguese
RevistaRenote
Volume12
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2014

Keywords

  • Cormação contínua de professores
  • Moodle
  • TIC
  • Professores

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Formação em MOODLE de professores de uma escola básica portuguesa: que efeitos na sua prática docente?“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação