Morbimortalidade perioperatória no primeiro ano de idade: revisão sistemática (1997-2012)

Dora Catré*, Maria Francelina Lopes, Joaquim Silva Viana, António Silvério Cabrita

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

14 Citações (Scopus)

Resumo

Justificativa e objetivos Embora muitos reconheçam que a idade inferior a um ano e especificamente o período neonatal estejam associados a maior risco de morbimortalidade anestésica, não existem estudos dirigidos a essas subpopulações pediátricas. Esta revisão sistemática das publicações científicas dos últimos 15 anos teve como objetivo analisar o perfil epidemiológico da morbimortalidade relacionada com a anestesia geral e cirurgia no primeiro ano de idade e em particular no período neonatal (primeiro mês de idade). Conteúdo A revisão foi conduzida por pesquisa de publicações nas bases de dados Medline/PubMed. Foram avaliados os seguintes desfechos: mortalidade precoce no primeiro ano de idade (< 1A) e em subgrupos de diferente vulnerabilidade nesta faixa etária (0‐30 dias e 1‐12 meses) e prevalência de parada cardíaca e eventos críticos/adversos perioperatórios de diversos tipos nos mesmos subgrupos. ConclusõesA literatura corrente indica grande variabilidade nos índices de mortalidade e morbidade na faixa etária em análise, bem como nos seus subgrupos. No entanto, apesar da óbvia heterogeneidade metodológica e da ausência de estudos específicos, os perfis epidemiológicos de morbimortalidade relacionada com a anestesia de crianças no primeiro ano de idade mostram frequência mais alta de morbimortalidade nessa faixa etária, com os maiores picos de incidência na anestesia de neonatos.
Título traduzido da contribuiçãoPerioperative morbidity and mortality in the first year of life: a systematic review (1997-2012)
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)384-394
Número de páginas11
RevistaBrazilian Journal of Anesthesiology
Volume65
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 set 2015
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Mortalidade precoce
  • Morbidade: parada cardíaca
  • Eventos críticos e adversos perioperatórios
  • Crianças de um ano/um mês de idade

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Morbimortalidade perioperatória no primeiro ano de idade: revisão sistemática (1997-2012)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação