10 Transferências (Pure)

As indiscutíveis mudanças originadas pelo sucesso do smartphone, fruto do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização efetiva dentro e fora da sala de aula.
Título traduzido da contribuiçãoMorphology of the exploration of smartphones in education
Páginas (de-até)1-20
Número de páginas20
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume22
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jul. 2021

• Smartphone
  • Ensino
  • Sala de aula

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Morfologia da exploração de smartphones no ensino“. Em conjunto formam uma impressão digital única.