Morfologia da exploração de smartphones no Ensino

Francisco Veiga, António Andrade

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

As indiscutíveis mudanças originadas pelo sucesso do smartphone, fruto
do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram
inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores
e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e
utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma
escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas
as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua
utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual
se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do
smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação
e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem
definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores
necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de
apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização
efetiva dentro e fora da sala de aula
Título traduzido da contribuiçãoMORPHOLOGY OF THE EXPLORATION OF SMARTPHONES IN EDUCATION
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)1-16
Número de páginas16
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume22
Estado da publicaçãoPublished - 1 jul 2021

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Morfologia da exploração de smartphones no Ensino“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação