Resumo
As indiscutíveis mudanças originadas pelo sucesso do smartphone, fruto
do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram
inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores
e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e
utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma
escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas
as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua
utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual
se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do
smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação
e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem
definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores
necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de
apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização
efetiva dentro e fora da sala de aula
do progresso tecnológico e de uma sociedade hiperconectada, geram
inevitavelmente novos desafios ao sistema educativo, à escola, aos professores
e aos alunos. Neste sentido, a presente investigação aborda a sua adoção e
utilização dentro e fora da sala de aula, analisando o seu contributo para uma
escola mais inovadora e atenta ao mundo real. Assim, serão apresentadas
as perceções dos docentes relativamente aos benefícios e desafios da sua
utilização. Os dados foram recolhidos através de um focus group ao qual
se seguiu a análise de conteúdo. Os resultados indicam que a utilização do
smartphone é um fator de motivação dos alunos, contribui para a consolidação
e melhoria das aprendizagens e exige empenho, persistência, regras muito bem
definidas e um período de formação e habituação dos alunos. Os professores
necessitam de tempo para procurar, conhecer e experimentar a miríade de
apps que diariamente emergem e que estão disponíveis para uma utilização
efetiva dentro e fora da sala de aula
Título traduzido da contribuição | MORPHOLOGY OF THE EXPLORATION OF SMARTPHONES IN EDUCATION |
---|---|
Idioma original | Portuguese |
Páginas (de-até) | 1-16 |
Número de páginas | 16 |
Revista | Revista Portuguesa de Investigação Educacional |
Volume | 22 |
Estado da publicação | Published - 1 jul 2021 |