Motivação para a aprendizagem: construção e validação de uma escala de avaliação

E. Duque, J. Marques, K. Santiago, S. Neves

Resultado de pesquisarevisão de pares

5 Transferências (Pure)

Do ponto de vista dos professores uma das questões fulcrais no processo de ensino/aprendizagem, é a falta de motivação dos alunos, seja pela inadequação do método de ensino, que não suscita situações motivadoras, seja porque o aluno simplesmente não tem vontade de estudar e, consequentemente, de aprender. Estudar a motivação para a aprendizagem envolve a compreensão de um complexo sistema de fatores que se interrelacionam, operando em conjunto na motivação do aluno. Com base nas investigações de Boruchovitch e Neves (2006), Siqueira e Wechsler (2006) e Simões e Alarcão (2011) que visavam a validação de uma escala para avaliar a motivação, e recorrendo a uma metodologia quantitativa, elaborou-se este estudo cujo objetivo é o de construir e validar uma escala de avaliação da motivação para a aprendizagem. O procedimento para a consecução deste objetivo compreendeu a construção do instrumento, de acordo com pressupostos teóricos; a aplicação num número adequado de sujeitos; a aplicação de outros instrumentos reconhecidos para o estudo da validade convergente e para verificação de hipóteses teóricas; a realização de uma Análise Fatorial para a composição dos itens nos fatores que determinaram o formato final do instrumento e, por fim, o estudo da estabilidade temporal por meio da aplicação do teste e do re-teste após um período de tempo. Os resultados obtidos permitem verificar que é possível medir a motivação para a aprendizagem, considerando-se relevante a necessidade de dar continuidade a esta investigação para compreender as verdadeiras motivações dos alunos, cuja análise se revela essencial para a criação de estratégias de combate ao insucesso escolar.
Páginas (de-até)231-244
RevistaHolos