Multiprofessional care towards the crack-related hospital admissions

Título traduzido da contribuição: O cuidado multiprofissional na prevenção de internações relacionadas ao uso de crack

Eliany Nazare Oliveira, Roberta Magda Martins Moreira, Lycelia da Silva Oliveira, Anny Caroline dos Santos Olimpio, Rita Wigna de Souza Silva, Paulo Jorge de Almeida Pereira

Resultado de pesquisarevisão de pares

3 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo: Analisar a relação do cuidado multiprofissional ofertado em um Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e Outras Drogas (CAPS AD) com o número de internação hospitalar relacionada diretamente com o consumo de drogas em usuários de crack. Métodos: Estudo documental com abordagem quantitativa, realizado com 213 prontuários de usuários de crack de um CAPS AD, referente ao perfil socioeconômico, atendimentos individuais, em grupo e internação hospitalar. As informações foram processadas no SPSS versão 22. Resultados: Observou-se predomínio de homens (76,5%), com idade entre 11 a 47 anos, solteiros (60,8%) que possuíam ensino fundamental incompleto (53,5%). Os atendimentos com maior significância estatística foram enfermagem, psiquiatria, clínica médica e técnico em enfermagem, bem como grupos de atividade física, arteterapia e prevenção de recaída. Conclusão: É necessário realizar assistência contínua e integral ao usuário de crack, com equipe multiprofissional atuando de forma complementar para minimizar as internações referentes ao consumo da droga.
Título traduzido da contribuiçãoO cuidado multiprofissional na prevenção de internações relacionadas ao uso de crack
Idioma originalEnglish
Páginas (de-até)1293-1299
RevistaRevista de Pesquisa : Cuidado é Fundamental Online
Volume11
Número de emissão5
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2019

Keywords

  • Saúde mental
  • Cocaína crack
  • Centros de tratamento de abuso de substâncias
  • Assistência à saúde

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O cuidado multiprofissional na prevenção de internações relacionadas ao uso de crack“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação