Práticas de ensino de música no contexto prisional: análise comparativa de estudos de caso

Felipe Gabriel Motin, Levi Leonido

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A presente pesquisa pretende compreender o impacto das práticas de educação musical e sua relação com os aspetos intrínsecos e periféricos ao sistema prisional, por meio da análise comparativa de três estudos de casos já realizados por outros autores. Inicialmente, discute-se conceitos que permeiam a educação musical e projetos sociais no Brasil; também, apresenta-se dados referentes ao desenvolvimento de pesquisas em educação no meio prisional, objetivando introduzir e complementar este estudo. A metodologia utilizada trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que abrange duas pesquisas e um projeto realizados em três unidades penais nos estados: Rio Grande do Sul, Rio Grande do Norte e Paraná. Após breve exposição dos estudos, analisa-se tópicos que abrangem: o cenário, objetivos, caminhos metodológicos e resultados alcançados. Comparando e discutindo os pontos em comuns, contrários e as características em maior evidência, pretende-se tecer um panorama dos projetos e pesquisas em educação musical em unidades penais no Brasil.
Título traduzido da contribuiçãoMusic teaching practices in the prison environment: a comparative analysis of case studies
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)56-74
Número de páginas19
RevistaERAS : Revista Europeia de Estudos Artisticos
Volume9
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 5 mai 2019

Keywords

  • Educação musical
  • Contexto prisional
  • Inserção social

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