TY - JOUR
T1 - Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical
AU - Fernandes, Elisabete
AU - Orvalho, Luísa
AU - Caçote, Nuno
N1 - Fernandes, E., Orvalho, L., & Caçote, N. (2019). MusicalMente. Programa de educação emocional com teatro musical. Revista Portuguesa De Investigação Educacional, (19), 222-256. https://doi.org/10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299
PY - 2019/1/1
Y1 - 2019/1/1
N2 - A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
AB - A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
KW - Artistic Education
KW - Musical Theatre
KW - Emotional Intelligence
KW - Educational Intelligence
KW - Inteligência emocional
KW - Educação emocional
KW - Educação artística
KW - Teatro musical
U2 - 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299
DO - 10.34632/investigacaoeducacional.2019.5299
M3 - Article
SN - 1645-4006
VL - 19
SP - 222
EP - 256
JO - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
JF - Revista Portuguesa de Investigação Educacional
ER -