Musicalmente. Programa de educação emocional com teatro musical

Elisabete Fernandes, Luísa Orvalho, Nuno Caçote

Resultado de pesquisarevisão de pares

42 Transferências (Pure)

Resumo

A literatura sobre inteligência emocional tem mostrado que as intervenções na área da promoção de competências emocionais, nomeadamente os programas de educação emocional desenvolvidos nas escolas, podem desempenhar um papel decisivo no bem- estar, na realização, no sucesso, no desenvolvimento positivo e na felicidade das crianças e dos jovens. O presente projeto de intervenção pedagógica centrou-se na conceção, implementação e avaliação do programa MusicalMente – Educação emocional com teatro musical. Este é um programa em que, através de atividades artístico-culturais ludopedagógicas, integradas em projetos inter e transdisciplinares de teatro musical, se pretende promover e desenvolver competências emocionais em alunos do 1.º ao 12.º ano de escolaridade. Os resultados obtidos na avaliação da construção, da implementação e da eficácia do programa, no Conservatório d’ Artes de Loures (CAL), realizado no âmbito da prática profissional do Mestrado em Ensino de Música, da Escola das Artes, da Católica– Porto, permitiram verificar que este foi eficaz no desenvolvimento de competências emocionais e que teve uma elevada recetividade por parte dos alunos. Deste modo, podemos concluir que o MusicalMente se apresenta como uma proposta promissora para o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, através da realização de projetos artísticos de teatro musical.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)222-256
Número de páginas34
RevistaRevista Portuguesa de Investigação Educacional
Volume19
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jan. 2019

Keywords

  • Inteligência emocional
  • Educação emocional
  • Educação artística
  • Teatro musical

Citação