Narrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musical

Slavisa Lamounier, Paulo Ferreira-Lopes

Resultado de pesquisarevisão de pares

4 Transferências (Pure)

Resumo

Este artigo registra os resultados da intervenção prático-pedagógica denominada Narrativas Musicais e o Digital Sock, no qual investigamos a capacidade estimuladora do protótipo instrumental Digital Sock durante a construção de narrativas cênico-musicais, tendo como modelo de atuação, um conjunto de atividades envolvendo os gestos e os sons. Constituí¬do por um eixo teórico e outro prático, o modo de agir priorizado durante a intervenção esteve ancorado nos pedagogos da Reforma Educativa Musical, nomeadamente Dalcroze (1920); Orff & Keetman (1954) e Murray Schafer (1977). Com foco na investigação-ação, o eixo prático esteve centrado na criação de narrativas sonoras com o Digital Sock e a reflexão sobre a prática. Os resultados indicaram que um modo de agir centrado na dualidade gesto-som, na improvisação e na ludicidade, tendo como estí¬mulo sonoro o Digital Sock e outros artefatos cênicos-musicais, permite a aprendizagem musical; estimula a criatividade e promove a comunicação em processos interativos envolvendo corpo-instrumento-ambiente.
Título traduzido da contribuiçãoMusical narratives and the Digital Sock: a new model of performance in music education
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)355-391
Número de páginas37
RevistaEducação e Cultura Contemporânea
Volume17
Número de emissão49
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 2020

Keywords

  • Digital sock
  • Gesto-som
  • Educação musical
  • Prática pedagógica
  • Performance

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Narrativas musicais e o digital sock: um novo modelo de atuação em educação musical“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação