Atividades por ano
Resumo
A marca de um país compreende o conjunto de esforços realizado por governos, ocasionalmente em colaboração com o setor privado e agentes locais e/ou internacionais para comunicar uma imagem positiva sobre o país, a fim de ser percebida positivamente por outras nações e cidadãos estrangeiros, com o intuito da prosperidade política, social e económica. Embora a formulação de políticas seja uma ação que tem um peso importante na formulação da marca nacional (Anholt, 2003, 2009 e 2011), as fugas de informação recentes nos últimos anos, sobre as atividades de alguns governos em termos de vigilância e privacidade no país têm estado na mia da opinião pública mundial. Cada vez mais atenção tem sido dada ao assunto, especialmente após as revelações de Edward Snowden da National Security Agency (NSA) nos Estados Unidos e, desde então, tem havido muitas preocupações com a privacidade relacionadas com a vigilância em massa em alguns países, incluindo EUA, Europa, Reino Unido, China e outros (Lyon, 2014). Este artigo explora como tal atividade de vigilância massiva dos cidadãos pode afetar negativamente a marca e a reputação de um país. Com o conceito de vigilância em massa como plano de fundo, atividades de vigilância conduzidas por governos e a justificação dada de segurança, prevenção de crimes e terrorismo, foram comparados dados e taxas de criminalidade, de forma a medir a credibilidade dessas justificações que, por sua vez, podem influenciar positiva ou negativamente marca e reputação de uma nação.
Título traduzido da contribuição | Nation branding: o impacto da vigilância na reputação de um país |
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Idioma original | English |
Título da publicação do anfitrião | Place branding |
Editores | Ana Margarida Barreto, João Freire, Nuno Correia de Brito |
Local da publicação | Lisbon |
Editora | Universidade Nova de Lisboa |
Páginas | 115-127 |
Número de páginas | 13 |
ISBN (eletrónico) | 9789899048218 |
ISBN (impresso) | 9789729347443 |
Estado da publicação | Publicado - 1 jun. 2022 |
Evento | III Conferência Ibero-Americana de Place Branding - Universidade Nova de Lisboa, Lisbon Duração: 29 set. 2022 → 29 set. 2022 |
Conferência
Conferência | III Conferência Ibero-Americana de Place Branding |
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País/Território | Portugal |
Cidade | Lisbon |
Período | 29/09/22 → 29/09/22 |
Keywords
- Branding territorial
- Imagem do país
- Vigilância em massa
- Controlo governamental
- Reputação do país
Impressão digital
Mergulhe nos tópicos de investigação de “Nation branding: o impacto da vigilância na reputação de um país“. Em conjunto formam uma impressão digital única.Atividades
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