Nation branding: the impact of surveillance on a country’s reputation

Título traduzido da contribuição: Nation branding: o impacto da vigilância na reputação de um país

Tarik Al-Hassan, Alexandre Duarte

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Resumo

A marca de um país compreende o conjunto de esforços realizado por governos, ocasionalmente em colaboração com o setor privado e agentes locais e/ou internacionais para comunicar uma imagem positiva sobre o país, a fim de ser percebida positivamente por outras nações e cidadãos estrangeiros, com o intuito da prosperidade política, social e económica. Embora a formulação de políticas seja uma ação que tem um peso importante na formulação da marca nacional (Anholt, 2003, 2009 e 2011), as fugas de informação recentes nos últimos anos, sobre as atividades de alguns governos em termos de vigilância e privacidade no país têm estado na mia da opinião pública mundial. Cada vez mais atenção tem sido dada ao assunto, especialmente após as revelações de Edward Snowden da National Security Agency (NSA) nos Estados Unidos e, desde então, tem havido muitas preocupações com a privacidade relacionadas com a vigilância em massa em alguns países, incluindo EUA, Europa, Reino Unido, China e outros (Lyon, 2014). Este artigo explora como tal atividade de vigilância massiva dos cidadãos pode afetar negativamente a marca e a reputação de um país. Com o conceito de vigilância em massa como plano de fundo, atividades de vigilância conduzidas por governos e a justificação dada de segurança, prevenção de crimes e terrorismo, foram comparados dados e taxas de criminalidade, de forma a medir a credibilidade dessas justificações que, por sua vez, podem influenciar positiva ou negativamente marca e reputação de uma nação.
Título traduzido da contribuiçãoNation branding: o impacto da vigilância na reputação de um país
Idioma originalEnglish
Título da publicação do anfitriãoPlace branding
EditoresAna Margarida Barreto, João Freire, Nuno Correia de Brito
Local da publicaçãoLisbon
EditoraUniversidade Nova de Lisboa
Páginas115-127
Número de páginas13
ISBN (eletrónico)9789899048218
ISBN (impresso)9789729347443
Estado da publicaçãoPublicado - 1 jun. 2022
EventoIII Conferência Ibero-Americana de Place Branding - Universidade Nova de Lisboa, Lisbon
Duração: 29 set. 202229 set. 2022

Conferência

ConferênciaIII Conferência Ibero-Americana de Place Branding
País/TerritórioPortugal
CidadeLisbon
Período29/09/2229/09/22

Keywords

  • Branding territorial
  • Imagem do país
  • Vigilância em massa
  • Controlo governamental
  • Reputação do país

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