Necessidades da família da pessoa em situação crítica no serviço de urgência: revisão sistemática da literatura

Sara Graça Jorge, Manuela Madureira

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Introdução: O serviço de urgência tem um ambiente único de cuidado no qual a família, com pouco ou nenhum tempo de preparo, pode deparar-se com uma súbita mudança na condição clínica do seu familiar. Esta situação pode provocar um aumento das incertezas e influenciar a capacidade dos seus membros iniciarem estratégias de coping. De forma a providenciar o melhor cuidado para a família, que enfrenta uma situação crítica no serviço de urgência, é necessário primeiro identificar as suas necessidades dentro deste contexto específico. Assim, elaborou-se a seguinte pergunta de investigação: Quais as necessidades da família da pessoa, adulta ou idosa, em situação crítica admitida no serviço de urgência? Objetivo: Identificar as necessidades da família da pessoa, adulta ou idosa, em situação crítica admitida no serviço de urgência. Materiais e Métodos: Procedeu-se à análise dos descritores DeCS e MeSH no âmbito das necessidades da família da pessoa em situação crítica. Pesquisa booleana nos motores de busca de bases de dados: PubMed e EBSCO. Obteve-se um total de 36 artigos, constituindo a amostra 5 artigos. Realizada a análise de conteúdo, identificaram-se 5 categorias de necessidades. Resultados: As necessidades consideradas como mais significativas pela família foram as categorias de necessidades de segurança e informação, seguidas pela categoria de proximidade. As categorias de conforto e suporte foram assinaladas como tendo menor importância para a família da pessoa em situação crítica. Conclusão: A família da pessoa em situação crítica apresenta um vasto leque de necessidades. Os resultados deste estudo podem ajudar os profissionais de saúde do serviço de urgência a melhor compreender as necessidades da família e a desenvolver estratégias visando a sua satisfação.
Título traduzido da contribuiçãoNeeds of critically ill persons’ relatives in the emergency room: systematic literature review
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)5-11
Número de páginas7
Revista Cadernos de Saúde
Volume12
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 2 jun 2020

Keywords

  • Família
  • Determinação de necessidades de cuidados de saúde
  • Serviço hospitalar de emergência

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Necessidades da família da pessoa em situação crítica no serviço de urgência: revisão sistemática da literatura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação