Receitas oitocentistas para a conservação de gravuras: "restauração de quadros e gravuras", de Manuel de Macedo

Salomé de Carvalho*

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

A análise da tratadística revela-se um esforço essencial para o aprofundamento científico da Conservação e Restauro, em particular no que concerne ao conhecimento das técnicas artísticas e técnicas específicas de "restauro". A obra "Restauração de quadros e gravuras", da autoria de Manuel de Macedo (conservador de museu em 1884), publicada em 1885 e muitas vezes mencionada em artigos científicos e trabalhos de investigação, nunca foi devidamente dissecada em todas as suas partes, nem divulgada como pensamos ser seu merecimento, pela valiosa informação que contém, bem como pelo teor descritivo das receitas e processos. É nossa intenção partilhar a informação contida neste documento, num esforço de divulgação da tratadística portuguesa do século XIX. Estruturámos a nossa análise em duas partes, uma primeira dedicada aos critérios e processos relativos à gravura, e uma segunda inteiramente dedicada à pintura a óleo sobre tela, madeira e cobre. Trataremos presentemente da primeira parte.
Título traduzido da contribuiçãoNineteenth century recipes for conservation of prints: "restauração de quadros e gravuras", by Manuel de Macedo
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)35-43
Número de páginas9
RevistaConservar Património
Número de emissão18
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - dez 2013

Keywords

  • Tratados
  • Restauro
  • Gravuras
  • Século XIX
  • Portugal

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Receitas oitocentistas para a conservação de gravuras: "restauração de quadros e gravuras", de Manuel de Macedo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação