Resumo

O artigo irá abordar os desafios com que a Comunicação da Igreja, a devoção Mariana, se depara na atualidade, operando num ambiente digital e interativo, que suporta mudanças profundas no comportamento das comunidades devocionais. No espaço académico, surgem novos modelos comunicacionais mais simétricos. Existem também exemplos de media sociais de movimentos católicos onde a estrutura comunicacional passou a ser integrada para a gestão da presença nos media sociais lançando um novo desafio na relação com os fiéis. Novas dinâmicas para a comunicação e interrelacionamento entre povos são propostos no ambiente digital, gerando imagens consistentes, sendo um desafio para a presença de identidade. Nas últimas duas décadas, a sociedade contemporânea tem sido conceptualizada e discutida em torno do pressuposto de que as tecnologias digitais são a sua característica mais marcante. Atualmente, encontramo-nos à beira da disseminação de inovações disruptivas que podemos descrever sob o conceito “chapéu” da Internet das Coisas (IoT, Internet of Things), e não observamos uma substituição, mas um profundo e complexo entrelaçado entre experiências online e offline. O nosso estudo baseia-se na análise de três páginas de Instagram com uma relação com o culto de Nossa Senhora da Nazaré, entre os quais @senhoranazarepatrimonio, @ciriooficial e @municipiodanazare.
Idioma originalPortuguese
Título da publicação do anfitriãoO culto de Nossa Senhora da Nazaré
Subtítulo da publicação do anfitriãoperspetiva multidisciplinar
EditoresPedro Penteado
Local da publicaçãoLisboa
EditoraUniversidade Católica Editora
Edição1
ISBN (impresso)9789725408513
Estado da publicaçãoPublicado - ago. 2022

Citação