Novas abordagens ao conceito de manual escolar (em digital): evidências, conclusões e desafios do projeto FAINA

José Lagarto, Ana Rita Faria

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Resumo

A investigação apresentada surge no âmbito do processo de monitorização pedagógica pela Universidade Católica Portuguesa ao Projeto FAINA 1:1 desenvolvido no Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo entre os anos 2017 e 2019. Este Agrupamento assumiu o compromisso de uma turma de 7º ano abdicar do manual escolar em papel em todas as disciplinas, ao longo de todo o 3º ciclo, tendo ao dispor para cada aluno um espaço de conteúdos digitais instalados num tablet. Assente na seleção, criação e disponibilização dos conteúdos de todas as disciplinas por parte dos professores, recorrendo aos tablets, implicando a construção de um manual digital, o Projeto FAINA 1:1 constituiu um elemento impulsionador de uma estratégia de inovação pedagógica. Pretendeu-se, assim, identificar ao longo dos três anos de desenvolvimento do Projeto uma alteração das metodologias e estratégias educativas por parte dos docentes e da capacidade de adaptação por parte dos alunos. Adotando uma metodologia mista, através da realização de entrevistas, da aplicação de questionários, da observação de aulas e da análise documental testemunhou-se o potencial do Projeto enquanto propulsor de rotura do paradigma tradicional de ensino e de um processo de ensino-aprendizagem ativo.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)76-93
Número de páginas18
RevistaEduca
Volume6
Estado da publicaçãoPublicado - 2021

Keywords

  • Manual
  • Conteúdos digitais
  • Ensino
  • Aprendizagem
  • Ambientes virtuais de aprendizagem

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