Nursing interventions concerning the bonding of hospitalized newborns – scoping review

Título traduzido da contribuição: Intervenções de enfermagem promotoras da vinculação ao recém-nascido hospitalizado – revisão scoping

Resultado de pesquisarevisão de pares

1 Transferências (Pure)

Introdução: O processo de vinculação consiste numa ligação emocional entre o recém-nascido e os pais ou o cuidador. A vinculação do recém-nascido ao seu cuidador é a base de todas as relações posteriores que este desenvolverá ao longo da vida e em particular em contexto de internamento hospitalar
Objetivo: Mapear na literatura as intervenções de enfermagem promotoras de vinculação em recém-nascidos em internamento hospitalar. Método: Revisão de literaturascoping nas normas do Joanna Briggs Institute, sendo as principais fontes de informação as bases de dados: PubMed, MEDLINE, CINAHL via EBSCO, LILACS, Cochrane Library, Academic Search Complete, em português e inglês. A seleção dos estudos e extração dos dados foram realizados por dois revisores independentes. Resultados: Foram incluídos 53 estudos. As intervenções de enfermagem identificadas na literatura como promotoras da vinculação organizam-se em dois grupos: na promoção da interação entre os pais e o recém-nascido, a proximidade física ou presença, a promoção da amamentação, a inclusão dos pais nos cuidados ao recém-nascido, e na interação entre os pais e a equipa de enfermagem (através da comunicação e o apoio emocional). Conclusão: Os enfermeiros desempenham um papel fundamental para o restabelecimento do processo vinculativo entre o recém-nascido internado e os pais, seja na facilitação da relação pais-filho, seja enquanto interlocutores da relação. Esta scoping eleva intervenções de natureza relacional, que merecem ser testadas em relação à sua efetividade na vinculação.
Título traduzido da contribuiçãoIntervenções de enfermagem promotoras da vinculação ao recém-nascido hospitalizado – revisão scoping
Páginas (de-até)625-637
Número de páginas13
RevistaEnfermeria Global
Volume21
Número de emissão1
DOIs
Estado da publicaçãoPublished - 1 abr 2022

• Vinculação
  • Recém-nascido
  • Pais
  • Internamento
  • Enfermeiro

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Intervenções de enfermagem promotoras da vinculação ao recém-nascido hospitalizado – revisão scoping“. Em conjunto formam uma impressão digital única.