Nursing teaching strategies used to promote collaboration and teamwork: an integrative literature review

Título traduzido da contribuição: Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura

Resultado de pesquisarevisão de pares

39 Transferências (Pure)

Resumo

Objetivo Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem. Métodos A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril de 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection, MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete. Resultados Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregadas. Conclusões Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.
Título traduzido da contribuiçãoEstratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura
Idioma originalEnglish
Número do artigoe66360
RevistaRevista Gaúcha Enfermagem
Volume38
Número de emissão3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 set. 2017

Keywords

  • Aprendizagem
  • Comportamento cooperativo
  • Educação em enfermagem
  • Equipe de assistência ao paciente

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação