Resumo
Objetivo Identificar na literatura de Enfermagem, publicada entre 2010-2014, as estratégias de ensino aplicadas pelos docentes na promoção da capacidade de colaboração e de trabalho em equipe no estudante de Enfermagem. Métodos A revisão integrativa da literatura permitiu a seleção dos estudos empíricos publicados em Enfermagem, entre janeiro de 2010 e dezembro de 2014. A pesquisa decorreu em abril de 2015, recorrendo à plataforma EBSCOhost para pesquisa nas bases de dados CINAHL® Plus with Full text, Nursing & Allied Health Collection, Cochrane Collection, MedicLatina e MEDLINE with Full text, Academic Search Complete, Education Research Complete. Resultados Obtiveram-se 18 estudos empíricos. Abordagens acadêmicas baseadas em simulações de alta e baixa fidelidade, “role play”, trabalhos de grupo, debates reflexivos e estágios clínicos foram estratégias empregadas. Conclusões Salienta-se a necessidade de instrumentos que possam ser usados na avaliação da competência de colaborar e trabalhar em equipe nos estudantes do primeiro ciclo de Enfermagem.
Título traduzido da contribuição | Estratégias de ensino em enfermagem para colaborar e trabalhar em equipe: revisão integrativa da literatura |
---|---|
Idioma original | English |
Número do artigo | e66360 |
Revista | Revista Gaúcha Enfermagem |
Volume | 38 |
Número de emissão | 3 |
DOIs | |
Estado da publicação | Publicado - 1 set 2017 |
Keywords
- Aprendizagem
- Comportamento cooperativo
- Educação em enfermagem
- Equipe de assistência ao paciente