O discurso histórico sobre o serviço social: uma perspectiva analítica sobre o quadro de produção científica em Portugal (1987-2007)

Resultado de pesquisa

7 Transferências (Pure)

Resumo

O trabalho desenvolvido constitui um estudo exploratório acerca do discurso histórico sobre o Serviço Social em Portugal, a partir do quadro de produção científica nacional, entre 1987 e 2007. O discurso em causa – modo de escrita e reflexão sobre a história – não resulta do trabalho produzido pelos historiadores em geral, mas de estudos desenvolvidos por assistentes sociais que indagaram historicamente a sua profissão. Para problematizar teórica e conceptualmente o objecto de investigação, efectuou-se uma discussão em torno das concepções historiográficas mais marcantes e da definição do que constitui o campo histórico na actualidade, e uma reflexão sobre a estrutura matricial do Serviço Social. De salientar que a matriz do Serviço Social – padrão ou suporte comummente reproduzido nesta actividade, “(...) socialmente construído e no qual todas as “teorias” e práticas correntes podem ser encaixadas” (Payne, 2002: 23) – é um objecto de conhecimento ainda em construção. A este nível, privilegiou-se um quadro de leitura que concebe o agir do assistente social a partir de um “(...) espaço relacional, na medida em que se estrutura e se corporifica através da comunicação e participação dos elementos que compõem o [seu] campo (...)” (Andrade, 2001: 164): o próprio assistente social, os destinatários da intervenção e a organização/instituição. A análise das fontes documentais que traduzem o discurso histórico sobre o Serviço Social português – sobretudo teses de doutoramento e dissertações de mestrado –, foi empreendida em função da elaboração de chaves interpretativas extraídas do enquadramento teórico- conceptual. Pretendeu-se não apenas perceber o que e como tem sido indagado o percurso histórico do Serviço Social em Portugal, mas também para quê e porque tem sido interpelada historicamente esta profissão, nas últimas duas décadas. O estudo realizado permitiu evidenciar a necessidade de estabilizar um quadro teórico de referência sobre a natureza do Serviço Social, levando a questionar se a própria história do Serviço Social não poderá carrilar elementos para o aprofundamento desta reflexão.
Título traduzido da contribuiçãoThe historical speech about social work: an analytical perspective on scientific production in Portugal (1987-2007)
Idioma originalPortuguese
QualificaçãoMaster of Philosophy
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
Supervisores/Consultores
  • Serôdio Rosa, Maria Teresa, Supervisor, Pessoa externa
  • Fontes, Paulo F. de Oliveira, Co-orientador
Data do prémio17 fev. 2009
Estado da publicaçãoPublicado - 2009

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O discurso histórico sobre o serviço social: uma perspectiva analítica sobre o quadro de produção científica em Portugal (1987-2007)“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação