O ensino da prótese total numa Faculdade de Medicina Dentária-implicações da Reforma de Bolonha

Ana Raquel Fazenda, José Carlos Reis Campos, André Correia*, Patrícia Fonseca, Maria Helena Figueiral

*Autor correspondente para este trabalho

Resultado de pesquisarevisão de pares

Resumo

Objetivos: Analisar o ensino da prótese total na FMDUP, antes e depois da aplicação da Reforma de Bolonha, no que diz respeito ao número de horas de ensino teórico, pré-clínico e clínico, e ao número de trabalhos clínicos efetuados. Métodos: Numa primeira fase efetuou-se uma pesquisa sobre o ensino da prótese removível na FMDUP nos últimos 7 anos, antes e após a Reforma de Bolonha, a partir do SIGARRA e dos relatórios pedagógicos das unidades curriculares. Numa segunda fase procedeu-sea um levantamento estatístico dos atos clínicos de prótese removível, em específico da prótese total, registados no programa de gestão da Clínica Universitária da FMDUP, NewsoftDS9®(versão académica), entre os anos de 2005 e 2012. Realizou-se uma análise estatística retrospetiva e descritiva com o programa Excel®Microsoft e com um programa estatístico da Universidade de Amesterdão disponível online para comparação de proporções, usando o teste binomial.Resultados: Não se verificou uma diferença estatisticamente significativa entre a proporção «número de próteses totais executadas/número de estudantes» nos períodos antes eapós implementação da Reforma de Bolonha. Apesar de contrariar as tendências reve-ladas noutros estudos, a prótese total continua a ser uma reabilitação efetuada em número considerável na clínica da FMDUP, justificando a sua inclusão nos conteúdos programáticos. Conclusão: Não se verificou uma diminuição estatisticamente significativa na realização de próteses totais, quando comparados os períodos antes e após a implementação da Reforma de Bolonha
Título traduzido da contribuiçãoTeaching of complete dentures in a Dental Medicine School - the impact of the Bologna Process
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)74-80
Número de páginas7
RevistaRevista Portuguesa de Estomatologia, Medicina Dentária e Cirurgia Maxilofacial
Volume54
Número de emissão2
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - abr 2013
Publicado externamenteSim

Keywords

  • Curriculum
  • Prostodontia
  • Prótese total
  • Desdentado
  • Ensino da Medicina Dentária

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O ensino da prótese total numa Faculdade de Medicina Dentária-implicações da Reforma de Bolonha“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação