O Ensino do Jornalismo - um desafio para as universidades e para os jornalistas

Resultado de pesquisarevisão de pares

13 Transferências (Pure)

Resumo

O presente artigo tem por base uma co-municação apresentada na mesa redonda “Ensino e Planos de Estudo”, realizada no decorrer do Congresso “Ensino do Jorna-lismo no Século XXI”, que teve lugar na Universidade de Coimbra em dezembro de 2014. O texto debate a relação dos jornalistas com o ensino do jornalismo, defendendo não ter sido ainda ultrapas-sada a clivagem que, durante diversas décadas, opôs os defensores do ensino da profissão aos que advogavam tratar-se de uma atividade que devia ser apren-dida na prática. O artigo discute ainda algumas das consequências da baixa taxa de profissionalização do jornalismo bem como as alterações verificadas nas últimas décadas no posicionamento epistemológi-co das formações superiores nesta área, que no presente tendem a posicionar-se mais próximas das ciências sociais do que das humanidades, fruto de uma forte in-fluência da pesquisa administrativa e do modelo de ensino americanos.
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)93-102
Número de páginas10
RevistaMediapolis – Revista de Comunicação, Jornalismo e Espaço Público
Volume3
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 1 mar. 2018

Keywords

  • Ensino do jornalismo
  • Estado Novo
  • Jornalistas
  • Modelo americano de jornalismo
  • Pesquisa administrativa

Citação