O ensino profissional em Portugal (1989-2015): uma análise das suas dificuldades de afirmação

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Resumo

Apesar da existência de um aparente reconhecimento consensual em relação às vantagens do ensino profissional em Portugal, esta modalidade de ensino enfrentou – e enfrenta ainda hoje – dificuldades em afirmar-se como uma alternativa digna e de qualidade no contexto geral do sistema de educação. Em Portugal, as primeiras formas de ensino profissional remontam ao século XVIII. Desde então, sucessivos regimes e governos recorreram a esta modalidade de ensino para formar trabalhadores qualificados para os mais diversos sectores de actividade económica, reconhecendo o impacto deste tipo de ensino no desenvolvimento económico do país e no aumento da competitividade internacional da mão-de-obra portuguesa. Houve apenas uma breve excepção a este entendimento generalizado: durante os primeiros dez anos que se seguiram à Revolução de 1974, o ensino profissional foi absolutamente extinto do sistema educativo português. Neste contexto, esta investigação pretende encontrar explicações para a persistência da dificuldade de afirmação desta modalidade de ensino, adoptando como modelo de referência o sistema dual alemão de ensino profissional. Para isso, aplica-se uma metodologia mista com o objectivo de analisar as estratégias e políticas de ensino profissional entre 1989 e 2015, procurando compreender de que forma a natureza das decisões adoptadas, a intervenção dos diferentes actores institucionais e as clivagens ideológicas contribuíram para a posição que o ensino profissional ocupa em Portugal.
Idioma originalPortuguese
QualificaçãoDoctor of Philosophy
Instituição de premiação
  • Universidade Católica Portuguesa
Supervisores/Consultores
  • Alves, André Azevedo, Supervisor
  • Gambôa, Eugénia, Co-orientador
Data do prémio23 abr. 2021
Estado da publicaçãoPublicado - 23 abr. 2021
  • CIEP: Research Centre of the Institute for Political Studies

    Alves, A. A. (PI), Mateus, A. (Professor Catedrático), Azevedo, A. (Estudante), Leitão, T. C. (Professor Auxiliar Convidado), Duarte, A. R. (Outra carreira/categoria no setor público), Ramos, A. F. (Outra carreira/categoria no setor público), Garschagen, B. (Estudante), Pacatolo, C. (Estudante), Almeida, C. M. D. (Professor Auxiliar Convidado), Cabrita, C. (Carreira no setor privado), Silva, D. (Bolseiro), Correia, E. P. (Carreira no setor privado), Gonçalves, F. J. (Carreira no setor privado), Garcia, F. P. (Professor Associado Convidado), Ribeiro, G. M. (Docente do ensino não superior), Varajidás, H. (Carreira no setor privado), Chelo, H. (Professor Auxiliar), Correia, I. (Carreira no setor privado), Gregório, I. (Assistente de Investigação), Moreira, I. (Professor Auxiliar Convidado), Câmara, J. B. (Estudante), Espada, J. C. (Professor Catedrático), Coutinho, J. P. (Professor Auxiliar), André, J. G. (Professor Auxiliar), Moreira, J. M. (Professor Catedrático), Castello Branco, J. T. (Professor Auxiliar Convidado), Quintino, K. H. (Estudante), Pinto, L. V. (Outra carreira/categoria no setor público), Cruz, M. B. D. (Professor Catedrático), Gambôa, E. (Professor Auxiliar Convidado), Barroso, L. D. (Estudante), Franco, L. (Professor Auxiliar), Mendonça, M. (Professor Auxiliar), Morgado, M. (Professor Auxiliar), Dias, M. (Professor Auxiliar), Amado, N. M. (Carreira no setor privado), Sampaio, N. (Professor Auxiliar Convidado), Samões, O. (Professor Auxiliar), Ferro, P. (Carreira no setor privado), Moreira, P. (Carreira no setor privado), Duque, R. (Professor Auxiliar Convidado), Brito, R. (Docente Assistente), Mangerona, S. (Carreira no setor privado), Cajarabille, V. (Outra carreira/categoria no setor público), Hasselberger, W. (Professor Auxiliar) & Ribeiro, S. (Professor Auxiliar Convidado)

    1/01/2031/12/25

    Projeto

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