O espectro da perda de culturas na história: problemas e metodologias

Ana Isabel Queiroz, Inês Gomes, Inês Amorim

Resultado de pesquisarevisão de pares

O estudo de calamidades ocorridas na produção agrícola tornou-se um tema relevante para a segurança alimentar no atual contexto de adaptações às alterações climáticas. Os historiadores têm participado neste repto estudando as perdas de colheitas no passado, enfrentando, todavia, múltiplos desafios e problemas metodológicos na avaliação da magnitude, intensidade e relevância social dos danos causados por eventos climáticos adversos, invasões por pragas ou doenças de plantas. Este artigo de revisão apresenta alguns fatores que conduzem a perdas de colheitas, e três estudos de caso, ocorridos em território português durante o período contemporâneo, resultantes do interesse científico e da investigação das autores. Tecem-se algumas considerações sobre a utilização da informação disponível, por forma a evitar interpretações incorretas em futuras investigações sobre este tópico.
Título traduzido da contribuiçãoThe spectre of historical crop losses: challenging questions and methodological issues
Páginas (de-até)7-32
Número de páginas26
RevistaHistoria Agraria
Número de emissão82
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - dez 2020
Publicado externamenteSim

• História ambiental
  • Eventos climáticos
  • Perda de colheitas
  • Pragas agrícolas
  • Desastres

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O espectro da perda de culturas na história: problemas e metodologias“. Em conjunto formam uma impressão digital única.