O impacto da COVID-19 na gestão de operações de unidades de saúde: um estudo qualitativo

Bruno Soares, Clotilde Passos

Resultado de pesquisarevisão de pares

29 Transferências (Pure)

Resumo

A situação de emergência de saúde pública provocada pelo vírus SARS-CoV-2, e a classificação pela Organização Mundial de Saúde da doença COVID-19 como pandemia, obrigou a uma rápida reorganização no terreno das Operações nas Unidades de Saúde e à adoção de medidas de contenção e mitigação do progresso exponencial da doença, nomeadamente restrições no fluxo de acesso aos cuidados de saúde, na gestão dos recursos materiais e humanos e na própria forma de prestação dos cuidados de saúde. Os relatórios de dados quantitativos são uma ferramenta que ajudam na medição do impacto da situação pandémica na Gestão de Operações. Assim, o objetivo deste estudo é avaliar o impacto da COVID-19 na Gestão de Operações, recorrendo a uma análise qualitativa de dados recolhidos através da realização de vinte e uma (21) entrevistas semi-estruturadas escritas a profissionais de saúde, representativos de Unidades de Saúde Familiar, Hospitais e Unidades de Saúde do setor privado. Foi possível confirmar o profundo impacto da COVID-19 na Gestão de Operações de Unidades de Saúde, sobretudo ao nível do acesso dos utentes aos cuidados de saúde e na disponibilidade de recursos humanos, onde o agravamento no volume de trabalho foi sentido de forma significativa. O estudo fornece informações valiosas sobre as perspetivas dos profissionais de saúde na linha da frente perante os desafios enfrentados durante a pandemia, e lança oportunidades de investigação para melhorias na resposta a situações de emergência de saúde.
Título traduzido da contribuiçãoThe impact of COVID-19 in operations management of healthcare units: a qualitative study
Idioma originalPortuguese
Páginas (de-até)233-253
Número de páginas21
RevistaGestão e Desenvolvimento
Número de emissão30
DOIs
Estado da publicaçãoPublicado - 23 mar. 2022

Keywords

  • Gestão de operações
  • COVID-19
  • Saúde

Impressão digital

Mergulhe nos tópicos de investigação de “O impacto da COVID-19 na gestão de operações de unidades de saúde: um estudo qualitativo“. Em conjunto formam uma impressão digital única.

Citação